Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Conheça os candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro

Nestas eleições, 1/3 das cadeiras do Senado será renovado, portanto, só votaremos em um candidato para esta função. O senador é eleito com dois suplentes, registrados na sua chapa, que o substitui na ordem de registro. O mandato tem duração de oito anos.

O senador é responsável por analisar e votar projetos de lei, têm a atribuição de zelar pelos direitos constitucionais do povo e fiscalizar o Poder Executivo e as atividades do Presidente da República.

Pelo Rio de Janeiro, os candidatos são:

Carlos Lupi (PDT) – 123

Lupi teve o seu primeiro contato com a administração pública em 1983, quando assumiu a coordenação das Regiões Administrativas da Cidade do Rio de Janeiro, no governo do então prefeito Marcelo Allencar. Foi eleito deputado federal em 1990 e fez parte da comissão que elaborou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em 1992 se licenciou do mandato de deputado para assumir a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Em 1999, assumiu a Secretaria de Governo do Estado do Rio. Atualmente é presidente do Partido Democrático Trabalhista e ex-ministro do Trabalho e Emprego.

Senadora 1º Suplente: Sheila Gama

Cesar Maia (DEM) – 255

Iniciou sua vida política participando do movimento estudantil, e posteriormente como militante do PCB, chegando a ser preso e exilado para o Chile. Antes de entrar para o DEM, foi filiado ao PDT, PMDB, PFL e ao PTB. Seu primeiro cargo eletivo foi o de deputado federal constituinte em 1986, sendo reeleito logo em seguida. Em 1992, foi eleito pela primeira vez prefeito do Rio de Janeiro, fato alcançado novamente no ano 2000 e em 2004. Concorreu ao Senado em 2010, mas não obteve a vitória.

Senador 1º Suplente: Ronaldo Cezar Coelho
Senador 2º Suplente: Jorge Coutinho

Diplomata Sebastião Neves (PRB) – 100

Entre os anos de 1972 e 1975 foi Diplomata Assessor do Chefe da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores e Assessor do Chefe da Divisão de Programas de Promoção Comercial no mesmo Ministério. Durante sua vida como diplomata trabalhou nas Embaixadas de Tel-Aviv, Porto Príncipe, Marrocos, Nairobi, Luanda e Malabo. Atualmente como Diplomata aposentado, esta será a primeira vez que Sebastião Neves concorre a um cargo eletivo.

Senador 1º Suplente: Coronel Amendola
Senadora 2º Suplente: Leide

Eduardo Serra (PCB) – 211

Professor de Engenharia Naval e Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É militante do PCB desde o final da década de 1970 e iniciou sua vida política no movimento sindical. Já foi candidato aos cargos de Prefeito da cidade do Rio de Janeiro em 2008 e de Governador do estado do Rio de Janeiro em 2010, mas não chegou a ser eleito em nenhuma das tentativas.

Senador 1º Suplente: Paulo Oliveira
Senador 2º Suplente: Dinarco Reis Filho

Heitor Fernandes (PSTU) – 161

Militante sindical atuante na categoria desde a década de 80. Foi dirigente da CUT e da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios-FENTECT. É dirigente da Central Sindical e Popular – CSP Conlutas e da FNTC – Frente Nacional dos Trabalhadores dos Correios. Foi candidato a prefeito de Niterói nas eleições de 2000 e 2004, cidade onde nasceu e vive. Em 2010, foi candidato ao Senado obtendo 33.624 votos.

Senadora 1º Suplente: Vania Gobetti
Senador 2º Suplente: Lauson Regis

Liliam Sá (PROS) – 901

A deputada federal é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Depois de chegar ao terceiro mandado como vereadora da cidade do Rio de Janeiro, foi eleita em 2010 para a Câmara dos Deputados.

Senador 1º Suplente: Comandante Noberto
Senador 2º Suplente: Fernando William Ferreira

Pedro Rosa (PSOL) – 500

Servidor público da Universidade Federal Fluminense e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (SINDUFF), da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) e da Unidos para Lutar.

Senadora 1º Suplente: Ana Ce Carvalhaes
Senador 2º Suplente: Nascimento Bombeiro

Romário (PSB) – 400

Começou sua carreira política em 2009 quando se filiou ao PSB, no ano seguinte se candidatou ao cargo de Deputado Federal e foi eleito com 146.859 votos.

Senador 1º Suplente: João Batista Lemos
Senador 2º Suplente: Vivaldo

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).