Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

Theatro Dom Pedro recebe espetáculo de ópera gratuito

Foto: Alexandre Peixoto

Na próxima quinta-feira (2), o espetáculo “O Diletante” faz uma apresentação gratuita no Theatro Dom Pedro, às 19h. Trata-se de uma parceria da Fundação de Cultura e Turismo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que todo ano viabiliza a exibição de um espetáculo de ópera na cidade. Nos anos anteriores foram exibidas na cidade “D. Quixote nas bodas de Comacho”, “Cosi fan tutte” e “Caso no Júri”, com grande sucesso.

Com produção de José Mauro Albino e André Garcez, a montagem atual de “O Diletante”, de Martins Pena, é inédita, baseada em um clássico do teatro de comédia brasileiro, com libreto e música encomendados a João Guilherme Ripper – docente da UFRJ e compositor brasileiro contemporâneo com várias obras no gênero.

A nova criação de Riper faz uma homenagem bem-humorada ao mundo e aos amantes da ópera. Mantendo a estrutura e o espírito do texto de Martins Pena, o autor adaptou a peça para a Copacabana dos anos 50. O cenário é a sala do apartamento de Quintino, rico comerciante italiano, que alimenta uma paixão desmedida por La Traviatta, de Verdi. Seu maior desejo é fazer com que toda sua família compartilhe de sua paixão pela música italiana, solicitando o tempo inteiro a sua filha, Josefina, e a sua esposa, Merenciana, cantarem trechos da obra com ele. Entre os pretendentes de sua filha procura um tenor para completar o elenco. É tão intenso seu estado delirante que as cenas do cotidiano de sua família sempre lhe remetem à ópera.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).