Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Bancários entram em greve por tempo indeterminado

Os Bancários de Petrópolis aderiram a greve nacional da categoria por tempo indeterminado. Os bancos estão funcionando em sistema de rodízio. Nesta última segunda-feira (29), entraram em greve funcionários do Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal.

A classe reivindica reajuste de 12,5%, Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais contratações e melhores condições de trabalho.

A decisão foi tomada por orientação do Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT, por meio das assembleias realizadas pelos sindicatos, que ratificaram as decisões das assembleias do dia 25 de setembro e rejeitaram a nova proposta apresentada no sábado (27), pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), elevando o índice de reajuste de 7% para 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais e de 7,5% para 8% (1,55% acima da inflação).

Somente os seis maiores bancos (Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e HSBC), que somados detêm mais de 85% dos ativos do sistema financeiro e empregam mais de 90% dos bancários, tiveram lucro líquido de R$ 56,7 bilhões em 2013 e mais R$ 28,5 bilhões no primeiro semestre deste ano.

Após o resultado das assembleias dos sindicatos, que representam a grande maioria dos bancários de todo o país, a Contraf-CUT enviou ofício para a Fenaban, comunicando a rejeição da nova proposta dos bancos.

2 Comentários

  1. Quero saber sobre quais bancos funcionaram em rodízio e os dias!!!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).