Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Colunas

[Coluna animal] Vacinação em cães e gatos

por Florence Guedes

Muitas vezes, ao adquirirmos um animal de estimação, nos esquecemos de que um dos principais cuidados que precisamos ter é com a saúde dos peludinhos. Visitas periódicas ao veterinário de confiança são fundamentais para nos assegurarmos que o pet escolhido poderá alegrar nossas vidas por bastante tempo, livre de doenças e agravos. Para garantirmos o bem estar de nossos melhores amigos, um dos maiores cuidados é o esquema correto de vacinação:

Filhotes de cães precisam tomar três doses da múltipla, que protege contra diversas doenças graves dos cães, como cinomose, parvovirose e leptospirose. Essas três doses são dadas com intervalos que variam de 21 a 30 dias, a critério do médico veterinário, e há algumas raças que ainda precisam da quarta dose. Para nossos filhotinhos caninos, ainda temos a vacina contra a gripe canina, dada em duas doses antes do primeiro ano de vida. Outra opção, embora não seja encontrada em qualquer veterinário, é a vacina contra giardíase, uma parasitose intestinal – o ideal é que o animal faça, antes, um exame de fezes para constatar a ausência de infestação.

Filhotinhos de gatos podem tomar duas doses da quádrupla felina, que protege contra quatro sérias doenças, sendo elas a panleucopenia felina, calicivirose, clamidiose e rinotraqueíte, ou uma dose da quádrupla e uma da quíntupla, que protege também contra leucemia felina. No caso de proprietários que optem por vacinar seus gatos com a quíntupla, é necessário realizar o teste antes, atestando negatividade da doença.

Ambas as espécies só podem ser vacinadas contra raiva a partir dos quatro meses de idade e todas as vacinas devem ser repetidas anualmente, embora em apenas uma dose ou a critério do veterinário que acompanha, levando em consideração a raça e a localidade do animal.

Vale a pena ressaltar que a única vacina que garante melhor imunidade ao seu animal é a chamada “vacina ética”, aplicada exclusivamente por médicos veterinários. São as únicas armazenadas e manipuladas corretamente, além de possuírem testes comprovando eficácia. Portanto, se você tem na sua casa um peludinho que te dá todo o amor e carinho do mundo, dê a ele o tratamento que ele merece! Converse com o seu médico veterinário a respeito do melhor protocolo vacinal para que ele esteja sempre feliz e saudável.

florenceFlorence Guedes é médica veterinária.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).