Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Nutrição] Dieta sem glúten e sem lactose

por Nathália Pinho

Muito tem se falado em dietas com restrições a glúten e à lactose, e muita gente têm cortado esses nutrientes da dieta sem saber o real motivo dessas restrições.

O glúten não possui digestão intestinal, ele é uma proteína presente no trigo, na cevada e na aveia, e por não ser digerido, as moléculas se unem na luz intestinal podendo provocar reações inflamatórias, distensão abdominal, dores e etc. Existem algumas pessoas que  nascem com uma enfermidade chamada “doença  celíaca”, que é uma doença autoimune e a ingestão de alimentos que contém glúten pode levar a sintomas severos como desnutrição. A restrição do glúten na dieta de indivíduos saudáveis tem como objetivo prevenir alguns sintomas indesejáveis, mas que nem sempre as pessoas podem apresentar. Além disso, os alimentos ricos em glúten também são as principais fontes de carboidratos, como pães e massas. Restringindo o glúten, você acaba restringindo também o consumo de carboidratos, o que ajuda a levar ao emagrecimento, mas se o objetivo da restrição do glúten na dieta for apenas emagrecimento, cuidado com as trocas, pois estas normalmente são feitas por alimentos a base de arroz e milho, que também são ricos em carboidratos.

Quanto à lactose,  os profissionais defendem a tese de que após a primeira infância nosso organismo deixa de produzir uma enzima chamada “lactase”, que é responsável pela digestão da lactose. Sem essa digestão, a lactose fica “parada” na luz intestinal levando a sintomas como, flatulência, distensão abdominal, diarreia, e algumas reações inflamatórias. Retirar a lactose da dieta pode ajudar na sensação de bem estar e até mesmo na definição muscular, além de ajudar no tratamento de doenças inflamatórias, já que seu consumo está associado à liberação de compostos inflamatórios.

Nathalia PinhoNathalia Pinho tem 25 anos, é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. Formada pela Faculdade Arthur Sá Earp, atualmente, ela está cursando Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Estética também na FASE. Trabalha em atendimento clínico na Clínica Cordiagnose e na Clínica Checkup, e com atendimento à praticantes de atividades físicas na Academia ONE. Também é adepta à alimentação e estilo de vida saudável, exercícios físicos, bons livros e boa música. Facebook: www.facebook.com/NathaliaPinhoNutricionista.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).