Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Cuidados com a pele também são fundamentais para as crianças

Por estarem com a pele ainda em formação, as crianças estão mais expostas a problemas, portanto, a preocupação com a pele deve começar desde a primeira infância. Por ter uma superfície corporal maior que um adulto e uma pele com maior absorção, cuidados especiais são recomendados, como explica a dermatologista Ana Paula Bonvini, da Clínica Maurício Baisch. “O filtro solar e várias substâncias tópicas devem ser evitadas antes dos seis meses de idade. É importante também redobrar a atenção para aplicar qualquer creme na pele dos bebês”, afirmou.

Após os seis primeiros meses de vida, o uso do protetor solar é recomendável para todas as idades. “O ideal para as crianças são os filtros solares infantis que têm um fator de proteção solar mais alto, e que são mais resistentes à água. O uso é necessário sempre que eles se expõem ao sol. Algumas roupas de praia e chapéus que contêm dióxido de titânio nos fios também ajudam nesta proteção, e são uma opção interessante”, ressaltou Bonvini.

A médica também destaca a importância de hidratantes hipoalergênicos nesta etapa da vida dos pequeninos. “As mães também devem evitar banhos quentes e demorados, e diminuir os banhos de banheira. Outra recomendação é jamais usar esponjas ou buchas”, destacou. Bonvini ainda citou que cremes de adultos devem ser proibidos.

Outra preocupação frequente de mães que tem filhos pequenos é com assaduras. Para isso, a melhor dica é trocar as fraldas de forma mais frequente. O creme de barreira também deve ser utilizado a cada troca de fralda, de acordo com a dermatologista.

Quando os filhos crescem, no entanto, um dos principais focos de preocupação passa a ser outro: as espinhas. De acordo com a médica, por ser uma doença hormonal, não há como evitá-las se houver uma predisposição genética para isso. “No entanto, algumas medidas podem diminuir as lesões, como usar sabonetes específicos para cada tipo e grau de oleosidade, para lavar o rosto no máximo três vezes por dia”. O cuidado com a alimentação também ajuda: “Evite dietas ricas em açúcar e em leites, principalmente o desnatado e seus derivados e inclua peixe no cardápio”, recomendou.

Também é importante ficar de olho para curar as alergias que podem surgir. “Os sinais e sintomas podem ser atenuados e combatidos com uma pele bem hidratada, por meio de cremes ou loções adequadas. Não se deve usar sabonetes bactericidas. Os mais indicados são os neutros, brancos e líquidos”, afirmou. É preciso, ainda, evitar usar produtos propícios a alergia em crianças, como perfumes fortes e demais produtos recomendados apenas para adultos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).