Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

É importante economizar água: falta de chuvas reduz nível de mananciais

Os petropolitanos estão assustados com o grande número de queimadas em diversos pontos da cidade. Excluindo os incêndios criminosos, é possível que grande parte tenha sido causada pela falta de chuvas e pelo forte calor. Não há chuva significativa em Petrópolis há mais de 15 dias e, segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE, do Ministério da Ciência e Tecnologia, a probabilidade de chuva para os próximos dias é baixa.

Com isso, a estiagem começa a reduzir o nível dos mananciais de abastecimento da cidade. De acordo com a Águas do Imperador, os sistemas Ponte de Ferro e Rio da Cidade, que reforçam o abastecimento e aumentam a vazão em 30%, já estão sendo utilizados. A concessionária disse ainda que, apesar do abastecimento estar regular na maior parte da cidade, é importante que a população utilize a água de forma racional e criteriosa, evitando qualquer tipo de desperdício e adequando os reservatórios caseiros, pois o calor contribui para o aumento do consumo que, normalmente, já fica na média de 200 litros diários por pessoa.

Veja a seguir algumas medidas simples para a economia de água:

  • Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
  • Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
  • Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
  • Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.
  • Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).