Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Governo Municipal vai estimular produção de cervejas artesanais em Petrópolis

Na última semana, representantes da Fundação de Cultura e Turismo (FCTP) se reuniram com produtores de cervejas artesanais do município e membros de entidades como o Sebrae e a Regional Petrópolis da Acerva Carioca (Associação de Cervejeiros Artesanais do Rio de Janeiro) para falar sobre o setor. A ideia era conhecer melhor a extensão do setor cervejeiro artesanal e suas características, ouvir as necessidades dos produtores e suas sugestões, de forma que o Governo Municipal tenha mais subsídios para formular uma política de apoio ao desenvolvimento dessa atividade produtiva, cuja participação na economia do município vem crescendo a cada ano.

Um Projeto de Lei, já enviado à Câmara de Vereadores, propõe a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal, Orgânica e Familiar – Pró Artesão, e criação da Rota Cervejeira do Município de Petrópolis, além da instituição do Livro Tombo para proteção do patrimônio cultural material e imaterial no Município.

A presidente da FCTP, Thaís Ferreira, que presidiu a reunião com os cervejeiros artesanais explicou que a ideia é fortalecer o setor e estruturar mais um produto turístico para Petrópolis. “A Rota Cervejeira unirá as grandes e as pequenas empresas. Os nossos cervejeiro artesanais, além de constituírem um promissor segmento econômico, têm um apelo muito interessante sob o ponto de vista turístico. A cidade tem um grande potencial. Sediamos a primeira cervejaria do Brasil e, além dos pequenos produtores, temos a grandes empresas com receptivos extremamente qualificados. Precisamos apoiar o segmento para que ele seja bem explorado e dê retorno para a cidade”, enfatizou.

A Rota Cervejeira incluirá informações aos turistas sobre as fábricas e as cervejas artesanais, indicação dos restaurantes que harmonizam os diferentes tipos de cervejas com pratos de seus cardápios e uma lista das fábricas abertas à visitação dos turistas, entre outras. A iniciativa está alinhada com as ações já iniciadas pelo Conselho da Região Turística Serra Verde Imperial (órgão que reúne Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis, além de nossa cidade, que desempenha o papel de Destino Indutor do Desenvolvimento Turístico da região), para a criação do Circuito Cervejeiro da Serra Verde Imperial.

A reunião representou o início de um diálogo para elaborar um diagnóstico do setor, por meio de um questionário elaborado pela própria Fundação. Nele, os produtores artesanais informaram sua situação jurídica (se empresa ou atividade informal), o interesse em comercializar o produto ou não, os tipos de cerveja que fabricam, os pontos fortes e fracos de sua atividade, seu desejo de receber cursos de capacitação e visitação de turistas, entre outros. Os produtores artesanais presentes se comprometeram a indicar outros para se juntarem nas próximas reuniões, que dará prosseguimento à elaboração do projeto comum. Este diagnóstico inicial será aproveitado e complementado pelo Sebrae.

Em parceria com o Sebrae, seria oferecido  um workshop para os produtores, “Profissionalização da Gestão de Negócios”, a assessoria para legalização da produção, o desenvolvimento de tecnologias, a consolidação de uma marca regional para a cerveja e a promoção do acesso desses produtos ao mercado. Um dos pedidos dos cervejeiros é a criação de um Centro de Fomento à Cultura Cervejeira, que seria um espaço compartilhado pelos produtores, dotado de infraestrutura para produção das cervejas artesanais, e a implantação de uma cooperativa de produtores. A cooperativa propiciaria uma ação colaborativa para importação conjunta de insumos pelos associados, o que viria a baratear os custos de produção, bem como o compartilhamento das instalações e maquinários para produção.

Além disso, o município estudará também a forma de desburocratizar o processo de legalização das empresas. E mais: pretende elaborar, em parceria com os demais, um evento cervejeiro anual, a começar em 2015. Seria a “Festa da Cerveja”, com um quesito a mais: um seminário do setor para discutir questões de seu interesse e disseminar informações. Também deverá ser criado um selo de identificação da Rota Cervejeira, que garantirá a origem e qualidade dos produtos, bem como contemplará outros critérios que o grupo defenda para a criação de uma identidade.

2 Comentários

  1. Matéria mto interessante.
    Gostaria de saber quando vai acontecer a próxima reunião.

    Att,

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).