Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Colunas

[Coluna animal] Castração de cães e gatos

por Florence Guedes

Ainda hoje, muitos mitos acerca da castração dos animais circula entre a população. Muitos pensam que, ao castrar um animal, estão fazendo algo de ruim, e, no entanto, a castração só oferece benefícios ao animal e seu dono.

Inicialmente, é o melhor método para prevenir a superpopulação de cães e gatos. Sabemos hoje que a maioria dos animais nunca encontrará um lar, tendo destinos cruéis como as ruas. Nelas, não serão capazes de controlar seu próprio instinto reprodutivo, dando origem a mais filhotes que, por sua vez, farão a mesma coisa quando atingirem a maturidade sexual. Com a castração, esse índice pode reduzir consideravelmente, dando a mais animais a chance de um futuro melhor.

No que diz respeito ao procedimento em si, é uma cirurgia simples, de pouco risco, relativamente rápida. Na maioria dos casos, o animal vai para casa no mesmo dia e o pós-operatório não exige muitos esforços, apenas o curativo e o repouso absoluto do animal até a retirada dos pontos ou a liberação do médico veterinário. Nos machos, são retirados os dois testículos e, nas fêmeas, o útero e os ovários. Ambas as cirurgias são feitas com anestesia geral e o ideal é que o animal passe, antes, por exames pré-operatórios, que variam de acordo com a idade e particularidades de cada animal.

Ao contrário do que muitos acreditam, a castração é ainda mais benéfica se realizada antes do primeiro cio das fêmeas, quando reduz drasticamente as chances de terem câncer de mama na fase adulta. Dentre os outros benefícios do procedimento, podemos citar prevenção de câncer de próstata, pseudociese (gravidez psicológica), tumores testiculares, além de evitar marcação de território, fugas, brigas, piometra, reduzir a agressividade e hiperatividade e a propagação de doenças geneticamente transmissíveis. Portanto, a idade ideal para realização da cirurgia é entre cinco e sete meses de idade, quando ainda não atingiram a maturidade sexual, mas pode ser feita também em animais mais velhos, ainda apresentando muitos benefícios.

Algumas pessoas evitam a castração de seus animais também por acreditarem que ele irá engordar. O que acontece é que há uma mudança de hábito por parte do animal, que pode passar a ter mais apetite ou reduzir a quantidade de exercício. Para evitar isso, basta que o proprietário acompanhe as mudanças, fazendo mais exercícios com seu pet. Outro mito é a respeito da crença sobre a natureza do animal, pois muitos donos acham que estarão tirando das fêmeas a chance de serem mães. Vale lembrar que o animal apenas respeita o seu instinto de reprodução e não sentirá frustração caso não tenha uma ninhada.

Procure seu médico veterinário para conversar a respeito do melhor momento para castrar seu bichinho e aproveite a vida saudável que ele pode ter após o procedimento.

florenceFlorence Guedes é médica veterinária.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).