Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Nutrição] TPM: como uma alimentação equilibrada pode ajudar

por Nathália Pinho

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é o período mais crítico do mês para qualquer mulher: além das dores de cabeça e irritação, vêm a retenção de líquidos com consequente ganho de peso, vontade irresistível de comer doces, entre outros variados sintomas. O que devemos saber é que uma dieta controlada, principalmente nesse período, pode fazer a diferença!

O principal é beber bastante água, usar e abusar dos dois litros que temos direito durante o dia, pois dessa forma você vai “limpar” o seu organismo das toxinas que se acumulam principalmente nessa fase, diminuindo a retenção de líquidos. Outra coisa que ajuda é diminuir alimentos que contenham muito sódio, como embutidos e temperos prontos. Alimentos com cerca de 400mg de sódio/ 100g de alimento já podem ser considerados com alto teor de sódio.

Ao contrário do que se tem vontade, vamos diminuir o consumo de doces e alimentos açucarados, pois estes aumentam a retenção de líquido, dores de cabeça e irritação, além do sentimento de culpa que o consumo de doces dá depois. Prefira um chocolate bem amargo (no mínimo 50% cacau), que vai tirar a vontade de comer doces e vai ser muito mais benéfico para sua saúde, pois vai aumentar a produção de serotonina (que está baixa nessa fase). Consuma também bastante fibra (preferindo pães integrais), inclua frutas e verduras na sua alimentação. E descarregue todo seu mau humor numa atividade física que lhe dê prazer!

 

Nathalia PinhoNathalia Pinho tem 25 anos, é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. Formada pela Faculdade Arthur Sá Earp, atualmente, ela está cursando Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Estética também na FASE. Trabalha em atendimento clínico na Clínica Cordiagnose e na Clínica Checkup, e com atendimento à praticantes de atividades físicas na Academia ONE. Também é adepta à alimentação e estilo de vida saudável, exercícios físicos, bons livros e boa música. Facebook: www.facebook.com/NathaliaPinhoNutricionista.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).