Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Caminhada poética homenageia Raul de Leoni nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (30), em homenagem ao poeta Raul de Leoni, será realizada uma caminhada poética, que parte da Casa de Cláudio de Souza às 16h e atravessa a Praça da Liberdade e a Avenida Koeller, em direção à Praça Visconde de Mauá, em frente ao Centro de Cultura Raul de Leoni. Cerca de 30 poetas petropolitanos irão declamar poemas do homenageado ao longo da caminhada.

Será feita a colocação de flores diante do busto de Raul de Leoni,além de uma homenagem, reunindo os participantes no gramado da Praça Visconde de Mauá, em frente ao estabelecimento.

Sobre Raul de Leoni

Considerado por alguns críticos como um poeta parnasiano e por outros como um simbolista, Raul de Leoni nasceu no dia 30 de outubro de 1895. Em 1914, ainda estudante universitário, começou a trabalhar como colaborador para diversos órgãos de imprensa do Rio de Janeiro, como a revista Fon-Fon, Para Todos, Jornal do Brasil, Jornal do Comércio, O Jornal e O Dia. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1916, teve uma breve passagem pela carreira diplomática em 1917/18 (desligou-se depois de servir por breves períodos em Cuba, no Uruguai e no Vaticano) e publicou seu primeiro livro, “Ode a um poeta morto”, em 1919. O segundo, “Luz Mediterrânea”, veio em 1922.  Teve uma antologia de seus poemas publicada em 1961, sob o nome “Trechos Escolhidos”.

Faleceu aos 31 anos, em Itaipava, onde se tratava de tuberculose, doença que o vitimou e que o havia impedido de assumir o cargo de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para o qual havia sido eleito em 1919, pouco depois de publicar seu primeiro livro. Está sepultado em Petrópolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).