Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Política

Câmara trabalha para criação de museu do legislativo

Com o encerramento da exposição “Legislando no Paraíso”, que recebeu mais de quatro mil visitantes, o presidente da Casa, Paulo Igor, trabalha para a criação do museu do legislativo. Durante quatro meses, a mostra reuniu documentos, fotos, peças e móveis históricos dos 155 anos de criação da Câmara de Vereadores.

“O sucesso desta mostra nos deixa muito feliz. A visitação ao espaço, que foi cuidadosamente montado para receber o acervo histórico, reafirmou a nossa certeza de que o viés cultural da Câmara precisa ser estimulado e desenvolvido. Vamos nos empenhar e estudar formas de viabilizar a criação do museu”, disse Paulo Igor.

Entre os objetos expostos estavam: um tinteiro de prata do século XIX, que pertenceu ao primeiro presidente da Câmara de Vereadores, Hermogênio Silva; uma cadeira com braços, esculpida em Jacarandá e Palhinha – peça que fazia parte do mobiliário da Câmara de Vereadores entre os anos de 1830 e 1840; um tinteiro de prata e prata dourada – peça que data do século XIX – com dedicatória gravada “Câmara Municipal de Petrópolis” à exposição de 1884.

A ideia de abrir espaço no Palácio Amarelo para um museu do legislativo partiu do vereador Silmar Fortes. “Diferente do que vemos em outras cidades históricas, como São João Del Rei (MG), por exemplo, a Câmara de Vereadores de Petrópolis funciona em um prédio com características arquitetônicas muito ricas. A ideia com a criação do museu é unirmos esta arquitetura à história desta casa. O Palácio Amarelo é belíssimo. Os visitantes ficam encantados quando conhecem este prédio. Com o museu, poderemos trazer mais elementos e ter um acervo permanente que ajude a contar a história desta casa. A resposta da população a esta exposição nos motiva a buscar formas de avançar para que possamos ter um museu do legislativo”, considera Silmar.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).