Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Governo Municipal inscreve Petrópolis no Programa “Construindo Cidades Resilientes” da ONU

Com objetivo de tornar o município mais seguro em relação às chuvas, na última semana, a Prefeitura de Petrópolis encaminhou um ofício para a Organização das Nações Unidas (ONU), solicitando a inclusão da cidade no programa “Construindo Cidades Resilientes”.

De acordo com a campanha da ONU, cidades resilientes são aquelas que têm a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. O objetivo da programa é aumentar o grau de compromisso e consciência do poder público e da sociedade, para que sejam tomadas medidas que reduzam o risco de desastres naturais.

No documento, a Prefeitura listou uma série de iniciativas que o Governo Municipal vem tomando desde 2013, para deixar Petrópolis mais segura em relação às chuvas, tais como a criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, a capacitação de mais de 500 voluntários da Defesa Civil em 54 comunidades, a execução de 14 grandes obras de contenção pelo PAC Encostas, a parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), a elaboração do Plano de Contingência de Petrópolis, os testes mensais das 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e a instalação de 38 pluviômetros automáticos e semiautomáticos, entre outras ações preventivas.

“Avançamos muito desde 2013 na prevenção de desastres das chuvas. Neste período, fortalecemos a Defesa Civil de Petrópolis e a cultura da prevenção no município. A nossa estratégia tem sido a de atuar em várias frentes, como obras de contenção, capacitação de voluntários nos Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), campanhas de conscientização, mas ainda assim os desafios continuam existindo, já que em nossa cidade chove muito no verão. Participar dessa campanha da ONU será mais um grande passo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Caso o pedido de inscrição seja aceito, Petrópolis passará a fazer parte de uma grande rede internacional de cidades resilientes. No Brasil, são 35 municípios participantes

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).