Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Salas de leitura são inauguradas em duas escolas municipais

Na última sexta (07), a Prefeitura de Petrópolis, em parceria com o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, inauguraram duas salas de leitura em escolas municipais: uma na Pedro Amado, no Meio da Serra, e outra na Lúcia de Almeida Braga, no Vale do Carangola.

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura e promover a integração entre escola e comunidade. Cada espaço é composto por mil livros, doados pelo instituto, abrangendo diversas faixas etárias e áreas de interesse, como Literatura Brasileira, Estrangeira e Infanto juvenil, além de Ciências Sociais, História, Desenvolvimento Pessoal, Artes, Filosofia e Esporte. As salas de leitura homenageiam autores nacionais, tais como Dias Gomes, Graciliano Ramos e Rubem Braga, cujas obras estão presentes no acervo, entre outros.

Além da montagem dos espaços, a Secretaria de Educação realizou a capacitação das diretoras e a preparação dos bibliotecários e de representantes da comunidade, que atuam como voluntários no projeto. As salas contam com acessibilidade e a proposta é que fiquem abertas em horário especial para atender a população.

“As salas de leitura aproximam e fazem com que todos possam estar mais próximos das realidades. Essa é a concretização de um sonho de todos. A educação é a saída e o segredo para conseguirmos um país melhor”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O escritor Antônio Torres, imortal da Academia Brasileira de Letras, esteve presente nas inaugurações, autografando livros que foram entregues aos alunos das escolas que receberam o projeto. “Iniciativas como esta são gratificantes, pois a leitura começa na escola. A leitura é uma viagem sem fim nas nossas mentes. Sem ela não há futuro”, destacou.

Durantes as solenidades, os alunos prestaram homenagens ao escritor através da leitura de poemas, apresentação musical e exposição com pinturas, esculturas e caricaturas que retrataram a vida e a obra do escritor. “Só temos a agradecer a Prefeitura e ao Instituto Oldemburg por lembrarem da nossa escola e da nossa comunidade”, disse a diretora da escola Pedro Amado, Clarinda Reis. Já Silvia Barros, diretora da escola Lúcia de Almeida Braga, destacou que o espaço estará aberto à comunidade: “Tenho certeza que essa iniciativa irá marcar um novo tempo da vida cultural da nossa comunidade”.

O projeto do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento já instalou mais de 800 salas de leitura em todo o Brasil. “Esperamos ver estes espaços repletos de alunos e que estes tragam sua família e a comunidade para dentro da escola”, ressalta Cristina Oldemburg, diretora executiva do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).