Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Nutrição] Açúcar ou Adoçante?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao uso de adoçantes artificiais, se realmente fazem mal à saúde, se são tão prejudiciais quanto o açúcar. Então, primeiramente, vamos definir o que são adoçantes: eles consistem em um produto composto de edulcorantes, que são substâncias com alta capacidade de adoçar. Geralmente são dezenas, às vezes, centenas de vezes mais doces do que o açúcar e não possuem calorias e nem provocam alterações nos picos de insulina. Já o açúcar é uma molécula natural, chamada sacarose, que possui rápida absorção e gera alterações na produção de insulina.

Os adoçantes ainda podem ser divididos em naturais e artificiais, lembrando que as moléculas naturais são stévia e sucralose e sempre devemos dar preferência aos adoçantes à base dessas moléculas, por não serem nocivas à saúde.

O açúcar é encontrado de diversas formas: refinado, orgânico, demerara e mascavo. A diferença está na presença de produtos químicos, no qual o açúcar refinado passa para se tornar branquinho e também na quantidade de nutrientes que está presente somente no açúcar demerara ou mascavo, todos os nutrientes são perdidos no processo de refinamento do açúcar. Porém, em relação à calorias e a picos de insulina, o efeito é igual para todos os tipos de açúcar.

Portanto, para pacientes com dietas restritas em açúcares (como diabéticos e dietas para perda de peso), o ideal é que não se use nenhum tipo de açúcar; prefira adoçantes naturais como stévia ou sucralose. Os açúcares demerara e orgânico são indicados para dietas de reeducação alimentar que não visam redução de peso e nem controle de açúcares ingeridos. Lembrando sempre que a maioria dos alimentos possuem açúcar na sua composição, como o leite, as frutas, e o ideal é procurar se familiarizar com o sabor natural dos alimentos e não usar nenhum produto para adoçar.

Nathalia PinhoNathalia Pinho tem 25 anos, é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. Formada pela Faculdade Arthur Sá Earp, atualmente, ela está cursando Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Estética também na FASE. Trabalha em atendimento clínico na Clínica Cordiagnose e na Clínica Checkup, e com atendimento à praticantes de atividades físicas na Academia ONE. Também é adepta à alimentação e estilo de vida saudável, exercícios físicos, bons livros e boa música. Facebook: www.facebook.com/NathaliaPinhoNutricionista.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).