Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

Vacinação de gestantes contra a coqueluche começa na próxima semana

A partir da próxima semana, mulheres que estiverem entre a 27ª e 36ª semana de gestação poderão tomar a vacina dtPa, que protege contra a difteria, tétano e coqueluche. A vacinação ocorrerá em todos os postos e unidades de saúde que contam com sala de vacina.

O objetivo da Secretaria de Saúde é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não completou o esquema vacinal. Em 2014, foram registrados dois casos de coqueluche em bebês no município.

“Essa vacina vai fazer parte do calendário de vacinação das gestantes e será mais uma proteção contra a coqueluche. O bebê só está protegido contra a doença quando toma a terceira dose, aos seis meses, por isso é importante que elas tomem a vacina para proteger o neném”, alertou a coordenadora do setor de Epidemiologia, Elisabeth Cavalcanti.

A imunização contra a doença já é oferecida para crianças na rede pública. A primeira dose é ministrada aos dois meses com a pentavalente, depois aos quatro e seis meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche). O primeiro reforço acontece aos 15 meses e o segundo aos quatro anos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).