Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Mostra “O Cumpadre de Ogun” está em cartaz no Centro de Cultura

A mostra “O Cumpadre de Ogum”, está em cartaz durante todo o mês de novembro  no Centro de Cultura Raul de Leoni. A exposição exibe serigrafias temáticas de Carybé. Além dela, o público também pode conferir a  “ArtEpifania”, de Jaime Moreno. Inauguradas no dia 7, elas estão abertas à visitação e têm entrada gratuita.

Parte integrante da programação da Festa da Cultura Afro-Brasileira, que acontece de 20 a 23 de novembro, a exposição O Cumpadre de Ogun traz 30 serigrafias pertencentes ao acervo da Fundação de Cultura e Turismo. Elas foram inspiradas no romance “Pastores da Noite”, do escritor baiano Jorge Amado, e trazem em cores luminosas cenas típicas da Bahia, como roda de capoeira, cenas de praia, tambores, terreiros etc., descritas no capítulo que deu nome à exposição e que foi transformado, também, em filme e minissérie de TV.

Carybé, nome artístico de Hector Julio Páride Bernabó (1911-1997), foi pintor, desenhista, ilustrador, muralista, gravados, ceramista e escultor. Argentino de nascimento e brasileiro por identificação e opção (naturalizado), viveu no Brasil desde 1949 até sua morte e teve na cultura baiana, especialmente vinculada ao candomblé, uma grande fonte de inspiração. Seu talento pode ser conferido na mostra até o dia 30 de novembro.

 “ArtEpifania” – Em exibição até o dia 7 de dezembro na Galeria Van Dijk, é composta por 35 obras, feitas em placas de MDF, que mesclam pinturas, em acrílico e óleo com outros materiais aplicados pelo artista, como miçangas, pedrarias, cordas, panos retorcidos e jóias. Um trabalho em que o autor  se permitiu um mergulho profundo e esclarecedor nas emoções humanas “Desta vez busco expurgar todos os sentimentos e experiências aprisionados desde muito tempo”, esclarece Jaime Moreno.

As exposições podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 13h às 18h, e aos domingos das 13h às 17h. A classificação é livre, para ambas, e a entrada é franca. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro. O telefone é (24) 2233-1200.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).