Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Petrópolis tem programação especial em comemoração ao mês da Consciência Negra

Na próxima quinta-feira (20), dia em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, será aberta a Festa da Cultura Afro-Brasileira de Petrópolis às 10h da manhã, na Praça da Liberdade, diante do busto de Zumbi dos Palmares. Em seguida, haverá rodas de Capoeira e de Maculelê, com Mestre Fumacinha e alunos da rede pública municipal. O Palácio de Cristal também abrirá neste horário e terá uma extensa programação cultural e de lazer até  domingo (23), com barracas de comidas típicas e artesanato temático, que funcionarão das 10h às 22h. A entrada é franca.

A programação cultural do palácio, no primeiro dia da festa, começa às 14h com a palestra “Quem foi Zumbi dos Palmares”, do pedagogo Sérgio Soares, missionário por 10 anos na África. Prossegue com um espetáculo de dança (“Soul Dance”, de David Bittencourt, às 15h30), outro teatral (“Zumbi a Liberdade Conquistada”, com músicos e dançarinos liderados pelo Mestre PC, às 18h) e termina com o show de percussão da Companhia de Percussão Afro Lata, do grupo Afro Reggae do Rio de Janeiro, às 20h30.

Em mais três bairros da cidade acontecem eventos que integram a festa: Itaipava, Nogueira e Pedro do Rio, além da Oficina de Cozinha Afro-Brasileira oferecida pelo Senac, que será na sexta-feira (21).

O Sesc Quitandinha, por sua vez, também preparou uma programação especial. No sábado (22), às 21h, a cantora Áurea Martins, acompanhada de seu violonista e diretor musical Lucas Porto, traz no repertório canções de compositores brasileiros negros e músicas que abordam a reflexão sobre o tema. Entre os compositores homenageados estão: Johnny Alf, Cartola, Luiz Carlos da Vila, Djavan, Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, Délcio Carvalho, Chocolate, Jovelina Pérola Negra, Martinho da Vila, Lupicínio Rodrigues, entre outros. A entrada é gratuita.

Já no domingo (23), às 11h, o grupo Tambores de Olokun apresenta um universo musical que abrange diversos ritmos, danças, línguas e religiões. No período da tarde, às 16h, o Grupo Teatral Pequeno Othelo sobe ao palco com o espetáculo “A Galinha D’Angola”. A peça incentiva a importância de nossa ancestralidade, contando a história de um grupo de D’Angolas, que tentam sobreviver às perseguições de um colonizador que deseja “exportá-las” para outros países. Ambas as atividades são gratuitas e a classificação é livre.

Confira a programação completa:

SESC QUITANDINHA

(Av. Joaquim Rolla, 2, Quitandinha)

Dia 23 – sábado

21h – Show de Áurea Martins

Dia 24 – domingo

11h – Apresentação do grupo Tambores de Olokun

16h – Apresentação do espetáculo “A Galinha D’Angola”

PRAÇA DA LIBERDADE

(Centro Histórico)

Dia 20 – Quinta

10h – Abertura oficial

Solenidade com a presença de autoridades em homenagem a Zumbi dos Palmares, com coroação do busto existente na praça.

– Rodas de Capoeira e Maculelê – Mestre Fumacinha e alunos da rede pública municipal.

Dia 23 – Domingo

10h – Artes afro-brasileiras de roda (capoeira, maculelê, jongo, roda de samba etc.) – Grupos petropolitanos diversos (palco externo) – Grupos petropolitanos diversos

– Grande Abraço na Praça

– Caminhada em direção ao Palácio de Cristal

PALÁCIO DE CRISTAL

(Rua Alfredo Pachá s/nº – Centro Histórico)

Dia 20 – Quinta

14h – Palestra: “Quem foi Zumbi dos Palmares” – Sérgio Soares, pedagogo e missionário por 10 anos na África

15h30 – Dança: “Soul Dance” – David Bittencourt (Palco externo)

18h – Espetáculo teatral: “Zumbi a Liberdade Conquistada” – Músicos e dançarinos, liderados pelo Mestre PC

20h30 – Show de ritmos: Apresentação da Companhia de Percussão Afro Lata, do grupo Afro Reggae (palco externo)

Dia 21 – Sexta
10h30 – Palestra: “Literatura Afro-Brasileira?” – professora e escritora Bianca Della Nina (palco interno)

10h30 às 12h – Oficina: Bebê Abayomi (confecção de boneca africana) – Luiza Borba (palco externo)

14h – Artes afro-brasileiras de roda (capoeira, maculelê, jongo, roda de samba etc.) – Grupos petropolitanos diversos (palco externo)

15h30 – Coral: Apresentação do Coral de Libras do Instituto Emanuel (palco externo)

16h30 – Dança: Apresentação de street dance com músicas de Angola – Marcelo Cruz e grupo Top Street Dance  (palco externo)

18h – Coral: Apresentação do Coral do CDDH acompanhado com atabaques (palco interno)
20h30 – Música: show do cantor petropolitano Grabriel Silva, que está participando do programa de TV “The Voice”. (palco interno)

Dia 22 – Sábado

10h30 – Palestra: “A Liberdade como o Desabrochar de uma Flor” – Prof. Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Museu Imperial. (palco interno)

10h30 às 12h – Oficina: Bebê Abayomi (confecção de boneca africana) – Luiza Borba (palco externo)

14 h 30h – Artes afro-brasileiras de roda (capoeira, maculelê, jongo, roda de samba etc.) – Grupos petropolitanos diversos (palco externo) – Grupos petropolitanos diversos (palco externo)

15h30 – Dança: Apresentação de Street Dance do grupo do Instituto Emanuel (palco externo)

16 h30 – Dança: Apresentação do Projeto Morro – Bruno Gonçalves (palco externo)

Dia 23 – Domingo

10 h30 – Oficina: Percussão – Paulo Peçanha (palco externo)

11 h30 – Palestra: “História de ontem e de hoje no Quilombo da Tapera” – Adão Casciano, líder da Comunidade Quilombola (palco interno)

12h – Chegada dos caminhantes vindos da Praça da Liberdade (jardim do palácio)

– Abraço no Palácio de Cristal

14h30 – Exibição de artes afro-brasileiras de roda (capoeira, maculelê, jongo, roda de samba etc.): Grupos petropolitanos diversos (palco externo)

18h – Música: Apresentação do grupo musical Sambare (palco interno)

20h30 –Música: Show do grupo Odara e Filhos da Terra, com repertório de reggae. (Palco interno)

OFICINA: TRANÇAS NAGÔ

De 20 a 23 – 10h30 às 22h

Ao longo de todos os dias, tranceiras ensinarão a fazer trança nagô, com uma demonstração em cada participante (jardim do palácio).

EXPOSIÇÕES

De 20 a 23 – 10h às 22h

 “O Imaginário em Madeira” – José Heitor da Silva – Esculturas em madeira criadas pelo artista plástico, de origem afro-brasileira.

“História da Cultura Afro-brasileira” – Informações e imagens sobre a contribuição da cultura africana à formação cultural do Brasil.

Varal de Poesia: “A Contribuição da cultura africana na formação da sociedade Brasileira” – Poesias sobre o tema,escritas por alunos do 3º ao 9º ano das escolas públicas da rede municipal, organizadas pela professora Denise Schmidt do Amaral, da Secretaria Municipal de Educação.

CENTRO DE CULTURA RAUL DE LEONI

(Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico)

EXPOSIÇÕES

 “Cumpadres de Ogun” – Serigrafias de Carybé – Acervo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis em exibição na Galeria Aloysio Magalhães – das 13h às 18h (terça a sábado) e 13h às 17h (domingo).  Até 30 de novembro.

“Africanidade” – Exposição interativa de vídeos, documentos, livros e CD’s – Acervo do Arquivo Municipal e da Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, em exibição na biblioteca – das 8h às 18h (segunda a sexta). Até 28 de novembro.

FESTIVAL DE FILMES

Cine Humberto Mauro

(20 a 29 de novembro)

Dia 20 – Quinta, 19h: “Lugar Nenhum na África”, de Caroline Link, com Juliane Köhler, Matthias Habich e Andrew Sachs. Classificação: 14 anos.

Dia 22 – Sábado, 17h: “O Espírito da Selva”, de Gray Hofmeyr, com Malcolm McDowell, Susan Strasberg, John Carson e Martin Adamiel. Classificação: 14 anos

Dia 27 – Quinta, 19h: “Entre Dois Amores”, de Sydney Pollack, com Meryl Streep, Robert Redford e Klaus Maria Brandauer. Classificação: 16 anos

Dia 28 – Sexta, 19h: “África dos Meus Sonhos”, de Hugh Hudson, com Kim Basinger, Vincent Perez e Liam Aiken. Classificação: 14 anos.

Dia 29 – Sábado, 17h: “Tensão em Ruanda”, de Robert Favreau, com Luc Picard, Fatou N’Diaye e Céline Bonnier. Classificação: 18 anos.

UNIDADE SENAC PETRÓPOLIS

(Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro Histórico). Tel: (24) 2231-7001

OFICINA DE COZINHA AFRO-BRASILEIRA – SENAC

Dia 21 – Sexta. 13h

Workshop gratuito a ser realizado no Laboratório de Cozinha do SENAC. Inclui os ingredientes de preparo e conta com 25 vagas. As inscrições devem ser feitas a partir das 12h (uma hora antes do início) na recepção da Unidade SENAC Petrópolis,  localizada em frente ao Palácio de Cristal.

ITAIPAVA

(Sala de Leitura do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes)

Até 30 de novembro

– ARTES PLÁSTICAS – Projeto “África de Todas as Cores”Pintura coletiva de uma tela com desenho da artista Heloisa Wenceslau, a ser pintada pelos próprios visitantes, que irão colorir uma pequena parte da tela.

– EXPOSIÇÕES

“Bancada Infantil – Uma África de Histórias” – exposição e disponibilização para leitura no local dos livros ligados ao tema, de autores como Ziraldo, Heloisa Prieto, Jorge Amado, Orígenes Lessa e outros.

“Uma Janela Para a Consciência” – Exposição do livro A Cabeça do Brasileiro. de Alberto Carlos Almeida, com painel de exibição das páginas do capítulo 9, para despertar o olhar crítico sobre a realidade do preconceito racial no Brasil. Após a exposição, o livro estará disponível para empréstimo domiciliar).

“A África da Literatura” – Exposição de livros, contos e curiosidades literárias que envolvem o tema, bem como os produzidos por escritores de origem afro-brasileira, como Machado de Assis.

NOGUEIRA

(Centro Cultural Estação Nogueira)

Dia 19 – Quinta

10h – “Castro Alves e a Abolição da Escravatura”

– Apresentação audiovisual sobre a vida e obra do “Poeta dos Escravos”

– Leitura interpretativa de trechos de um poema por alunos da rede municipal

– Debate

PEDRO DO RIO

Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa (Rua Capitão José Leal, s/nº)

Dia 26 – Quarta

19h30 – Debate: “Somos uma raça: a humana” – Mandela

(Encontro Mensal de Oficina de Filosofia Prática) – mediador José Luiz Fernandes, bacharel em filosofia (Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, Rua Capitão José Leal, s/nº)

 

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).