Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais promove ações de prevenção em todo o município

Até o próximo sábado (29), a Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais promove ações de prevenção em todo o município, como simulados de desocupação de escolas e de áreas de risco, teste de sirenes, distribuição de panfletos e cartilhas, e orientação em barraca da Defesa Civil montada no Centro da cidade. Cartazes com dicas de prevenção de desastres das chuvas também estão espalhados pelo município. O objetivo é fortalecer a cultura da prevenção em Petrópolis, incentivando a população a agir de forma a reduzir os riscos de desastres das chuvas.

De segunda a sexta-feira (24 a 28), uma barraca da Defesa Civil montada no Centro da cidade vai oferecer orientações à população, das 10h às 16h. Agentes estarão no local distribuindo panfletos e cartilhas com dicas de prevenção, conversando e tirando dúvidas dos moradores, cadastrando voluntários da Defesa Civil e registrando números de telefone celular para, quando o projeto for implantado, a secretaria enviar à população mensagens SMS com alertas de chuvas fortes.

Também ao longo da semana, a Defesa Civil estará espalhando pela cidade cartazes com 20 dicas de prevenção de desastres das chuvas. O material será exposto em postos de saúde, escolas, comércio, no interior de ônibus e órgãos públicos, além da página da Prefeitura na internet e nas redes sociais (facebook.com/prefeituradepetropolis e facebook.com/defesacivilpetropolis). Universidades também exibirão murais tendo como tema a Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais.

Na sexta-feira (28), às 10h, a Defesa Civil irá realizar outro simulado de desocupação, dessa vez das dez escolas municipais que contam com agentes comunitários escolares, capacitados em 2013 em uma parceria entre as secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Educação com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e a ONG internacional Care. As escolas são a Dr. Rubens de Castro Bomtempo (Vila Felipe), Prefeito Jamil Sabrá (Rua Coronel Veiga), Governador Marcello Alencar (Quitandinha), Odette Fonseca (Duques), Stefan Zweig (Quitandinha), Vereador José Fernandes da Silva (Alto da Serra), Paroquial Bom Jesus (Dr. Thouzet), Clemente Fernandes (24 de Maio), Ana Mohammad (Castelânea) e João Paulo II (São Sebastião). Também na sexta-feira, será realizado um simulado de desocupação do prédio da Prefeitura, na Avenida Koeler.

Já no sábado (29), às 10h, as 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme serão acionadas. Na 24 de Maio, haverá simulado de desocupação de áreas de risco. Os moradores serão orientados a procurar o ponto de apoio do bairro, localizado na Escola Estadual Augusto Meshick, na Rua 24 de Maio, sem número. Agentes das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) próximas às demais sirenes estarão distribuindo panfletos em suas comunidades com dicas de prevenção de desastres das chuvas. Também no sábado, às 10h, haverá simulado de desocupação de áreas de risco do Vale do Cuiabá.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).