Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Seminário discute saúde do homem nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (24) será realizado o o “Seminário sobre Saúde do Homem – Novembro Azul” na Câmara Municipal, às 18h. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Petrópolis, pelo Centro de Tratamento Oncológico (CTO) e pela Comissão em Defesa da Saúde.

Além de discutir a necessidade de prevenção do câncer de próstata, o seminário pretende debater o estímulo à vida ativa e saudável da população masculina, lembrando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Entre os temas tratados no seminário, a médica Carla Ismael (CTO) abordará o tópico “Câncer de Próstata”; os médicos Rafael Gabrich (HAC) e Luigi D’Andrea (SES-RJ) irão tratar da “Saúde do Homem”; Renato Farjalla (UNESA) vai dissertar sobre o tema “Atividade Física x Saúde do Homem”; e Augusto Xavier vai falar sobre “As Estratégias e Perspectivas na Saúde do Homem”.

Conforme dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no país, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Ele é o sexto tipo no mundo e o mais observado na população masculina, representando 10% do total de cânceres. Em média, 3/4 dos casos ocorrem a partir dos 65 anos e alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se por outros órgãos e podendo levar à morte. O INCA informa ainda que o aumento de incidência no Brasil se justifica pela evolução dos exames, pela melhoria da qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento de expectativa de vida.

Em 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) atualizou as recomendações para diagnóstico do câncer de próstata, estipulando mínimo de 45 anos para homens com histórico familiar e negros, e 50 anos para os demais, anteriormente, a recomendação era de 40 e 45 anos, respectivamente.

Segundo dados do último censo demográfico do IBGE, realizado em 2010, foi contabilizada em Petrópolis, uma população de 140.996 homens, e destes, 43.203 acima dos 45 anos.

O vereador Silmar Fortes, que preside a Comissão em Defesa da Saúde, chamou a atenção sobre a importância de consolidar cada vez mais o “Novembro Azul” e as ações preventivas no que se referem à saúde do homem. “O seminário é aberto a toda a população e será um evento primordial para debatermos não somente o câncer de próstata, que é uma doença silenciosa e altamente letal, mas a saúde do sexo masculino, de uma forma mais ampla, suscitando a conscientização no combate a outras doenças como diabete e hipertensão, para que possamos, cada vez mais, avançar no cuidado e na qualidade de vida, diminuindo a taxa de mortalidade dos homens”, disse.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).