Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” tem início em Petrópolis


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) começa a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” nesta terça-feira (25), na Praça Dom Pedro. A mobilização é internacional e tem como objetivo a promoção do debate e estímulo à denúncia das várias formas de violência contra as mulheres. A campanha também reúne ações da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Economia Solidária.

Além da conscientização com distribuição de panfletos e cartilhas, a população poderá se manifestar sobre a violência conta a mulher em um varal livre. Também haverá ações do Programa DST-Aids, da Secretaria de Saúde, e da campanha Tenha Atitude.

A mobilização continua em 1º de dezembro, no Dia Mundial de Combate à Aids, com eventos voltados à conscientização sobre a doença. No dia 6, em alusão ao Dia do Laço Branco, será realizada uma das ações mais significativas da campanha, com a ocupação da Praça da Liberdade. Além da distribuição de panfletos, estão previstas outras atividades, como recreação infantil, show, aferição de pressão, limpeza de pele e corte de cabelo, entre outros. O Dia do Laço Branco visa mobilizar os homens pelo fim da violência contra as mulheres.

Entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro serão realizadas palestras nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), para os responsáveis pelos jovens que participam dos grupos de fortalecimentos de vínculos. A campanha termina no dia 9 de dezembro, durante a última reunião ordinária do Comdim, quando será aberta a exposição “Mulheres de Fibra”, no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro e quase metade das mulheres que morrem por homicídio é assassinada por seus companheiros (atuais ou anteriores). A violência assume diversas formas: agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras.

Já de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 % das mulheres sofrem algum tipo de violência em algum momento da vida. Entre 15 e 44 anos elas correm maior risco de sofrer estupro e violência doméstica do que de ter câncer, sofrer acidente de carro, morrer em guerra ou ter malária. No Brasil, mesmo com a criação da Lei Maria da Penha, que prevê penas mais rígidas para crimes contra as mulheres, dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 60% dos atendimentos na área de saúde ainda são relativos à violência doméstica contra as mulheres.


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).