Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Petropolitano é laureado no Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Durante a cerimônia do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, ocorrida na última semana no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o petropolitano Leandro Garcia foi laureado com Moção Honrosa pela excelência de seu trabalho acadêmico “Cartas de Esperança em Tempos de Ditadura – Frei Betto Escreve a Alceu Amoroso Lima”.

O trabalho do pós-doutor em Estudos Literários, pesquisador, crítico literário e professor do CEFET- Petrópolis se destacou entre os cerca de 300 inscritos. Criado em 2012 pela Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro – Amaerj, o prêmio é nacional com caráter plural, aberto à sociedade, estudantes e profissionais de todas as áreas, homenageando a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga – Niterói, em agosto de 2011, por policiais militares.

“Soube deste prêmio através da divulgação feita pela amiga Andréa Lopes em diferentes mídias da nossa cidade. Como se trata de iniciativa em prol dos direitos humanos, e minha pesquisa denunciou justamente atentados históricos a estes mesmos direitos, resolvi me inscrever e estou muito feliz com a Moção”, declara Leandro Garcia.

O trabalho inscrito pelo professor trata da organização que realizou da correspondência completa de cartas entre o escritor Frei Betto e Alceu Amoroso Lima, crítico literário que residiu em Petrópolis. São 25 cartas que cobrem o período de prisão de Frei Betto (1969-1973) e narram os horrores que os presos políticos sofriam nos porões do Presídio Bandeirantes, em São Paulo, onde Frei Betto ficou preso: torturas, ameaças, estupros, assassinatos, etc. Alceu Amoroso Lima recebia as cartas e denunciava os crimes através da imprensa, especialmente em sua coluna do antigo Jornal do Brasil, tendo sido a única voz nos jornais que denunciou o Regime no seu período mais horrendo. As cartas também falam de esperança e liberdade numa época cruel para os direitos humanos no Brasil.

Leandro Garcia é pós-doutor, doutor e mestre em Estudos Literários pela PUC – Rio, onde também é professor. Atua na Rede Estadual de Ensino e no CEFET em Petrópolis, onde reside e é membro titular da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).