Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Coluna Literária

[Coluna literária] O humor de Claudia Tajes

Em minhas andanças pelas livrarias, normalmente eu sigo uma rota já definida, que sempre termina nos pocket books. Foi assim que comecei a ler os clássicos e descobri autores que até então me eram desconhecidos, como a Claudia Tajes.

Com histórias dinâmicas, divertidas e curtas, é impossível não rir com as personagens encucadas de Claudia. Pelo menos em algum aspecto, toda mulher vai se identificar, já que ela dá um toque de humor ao falar de banalidades do universo feminino. Confira algumas de suas obras:

Só as Mulheres e as Baratas Sobreviverão

Dulce é uma mulher que acaba perdendo um encontro por causa de seu medo de baratas, e como havia uma em seu guarda-roupa, isso a impediu de se vestir para um encontro. Ao ligar para todos os contatos de sua agenda e ninguém socorrê-la, Dulce acaba se acostumando com a barata e começa a dialogar com ela, relembrando, no processo, de seus relacionamentos passados, chegando a ler para ela um conto que havia escrito sobre um ator pornô mal dotado e até a mencionar o início da história de “A Metamorfose”, de Kafka.

Leve e divertido, a história de Tajes parece uma paródia de “A paixão segundo G.H.”, de Clarice Lispector. Vale a conferida!

As Pernas de Úrsula

O que mais gostei no livro é o fato de uma mulher escrever usando um narrador masculino para contar como conheceu Úrsula e todo o processo até conquistá-la. Assim, nós, mulheres, até conseguimos entender o lado de Eduardo, criando até uma certa “simpatia” por ele…

Dez (quase) amores

Esse foi o seu livro de estreia e nele, a personagem Maria Ana também sonha com o príncipe encantado, mas não é fanática por contos de fadas: enquanto não pinta o homem certo, ela vai se divertindo com os errados.

A Vida Sexual da Mulher Feia

Em mais um texto bem-humorado, Tajes descreve aventuras e desventuras da mulher feia, desde o tratamento diferenciado que recebe na família e na escola até os relacionamentos amorosos na vida adulta. “A mulher feia não é apenas uma deformação de estética. A mulher feia é um estado de espírito.”

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).