Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Comissão das Chuvas retorna ao Vale do Cuiabá para a última vistoria de 2014

Nesta última terça-feira (2), a Comissão Especial de Acompanhamento das Chuvas de 2011 voltou a se reunir em mais uma visita técnica ao Vale do Cuiabá. O encontro contou com a presença do presidente da Comissão, vereador Silmar Fortes, Adacto Ottoni (CREA), Walter Martins Câmara (Inea), da engenheira, Rafaela Facchetti, além do presidente da Associação de Moradores do Vale do Cuiabá, José Quintella.

A comissão observou um avanço na questão do reflorestamento, realizado na Fazenda São Joaquim, onde seis mil mudas de árvores nativas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente, das quais cerca de três mil e quinhentas já foram plantadas, para auxiliar na recuperação do solo e retenção da água de chuva.

A vistoria se deu também no condomínio Marília Cápua, onde Adacto Ottoni observou a necessidade de algumas intervenções. “Dois aspectos me preocupam: a estabilidade dos taludes onde as casas foram construídas e a questão do destino do esgotamento sanitário. A comissão sugeriu, então, que seja apresentado um laudo técnico, atualizado, para que se proteja a saúde e a vida dessas pessoas”.

Silmar Fortes ressaltou ainda algumas questões a serem verificadas no condomínio. “Há uma estrada sendo construída, perigosamente, acima da via principal utilizada pelos moradores, e notamos também a necessidade de reflorestamento nas imediações da localidade”, apontou.

Durante a vistoria da construção das pontes, Adacto Ottoni questionou se há licença ambiental do Inea para a realização das obras, e se os vãos das pontes no leito do rio estão apropriados. “Precisamos nos certificar de que não haja retenção das águas nas enchentes, e deve ser realizado também um acabamento adequado, após a conclusão das obras, para que se evite a erosão.”

As obras no posto de saúde preocuparam o vereador Silmar Fortes. “Após três anos o posto permanece no mesmo local, onde já foi inundado duas vezes, e nenhuma obra de infraestrutura foi realizada. Vamos encaminhar o relatório final para as autoridades competentes, para que sejam apuradas as possíveis divergências nas ações  desempenhadas, já que temos verbas municipais, estaduais e federais, investidas nestas obras”.

A Comissão Especial de Acompanhamento das Chuvas de 2011 volta a se reunir no dia 16 de dezembro, às 13h30, na Câmara Municipal, quando será apresentado o relatório final de 2014.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).