Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

Casos de otites e amigdalites aumentam no verão

Verão. Praia, piscina, sorvete, bebidas extremamente geladas e o ar condicionado.  Embora possam parecer uma ótima solução para a estação mais quente do ano, é preciso ter cuidado, pois são a causa do grande índice de otites, amigdalites e rinites ambientais nessa época do ano.

“Entre os meses de dezembro e março, a maioria dos atendimentos aqui no consultório são por otites e amigdalites. Isso é comum devido à maior exposição que temos à água e a alimentos muito gelados nessa época”, explicou a otorrinolaringologista  Elisama Baisch, da Clínica Maurício Baisch.

O contato frequente com a água, seja na praia, na piscina, ou até mesmo no banho – no verão, é comum que as pessoas tomem mais banhos por dia para se refrescar e se livrar da sensação do corpo suado – remove a cera que reveste e protege o ouvido, facilitando a entrada de microorganismos como bactérias e fungos. “Uma alternativa para quem tem pré-disposição a otites é utilizar tampões de silicone no ouvido sempre que entrarem na água”, recomendou  Elisama, salientado que essa tendência pode ser percebida pelo histórico do paciente.

As amígdalas, localizadas entre a boca, o nariz e a garganta, são grandes vítimas dos gelados ingeridos nessa época, assim como do ar condicionado. Esses dois fatores provocam uma mudança brusca de temperatura, causando um choque térmico. De acordo com Elisama, o ideal é ingerir bebidas frescas, não muito geladas e, ao ligar o ar condicionado, buscar uma temperatura agradável, mas não extremamente fria, que além de amigdalites, também podem causar rinites ambientais. Outra recomendação importante para este período é a lavagem nasal. Com o calor, o corpo acaba usando mais líquidos para resfriar e condensar o ar. Isso resseca a via nasal, que precisa ser umidificada.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).