Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Coluna Literária

[Coluna literária] “Sete Anos” – Fernanda Torres e “Put some farofa” – Gregório Duvivier

Foto: reprodução / AgNews, Marcelo Sá Barretto

O fim de ano está aí e com ele, aquela dúvida: o que pedir de amigo-oculto? Contudo, essa é uma questão bem simples de ser resolvida: peça livros. Além de haver vários lançamentos e opções a preços acessíveis, você não corre o risco de errar feio no tamanho e/ou no gosto da pessoa ao dar uma roupa, um sapato ou alguma peça de vestuário. “Mas que livro? Eu não sei o gosto da pessoa…”, você pode estar se indagando, e é por isso que recomendo livros de crônicas. Sim, pois como são vários textos de assuntos normalmente variados, dificilmente a pessoa não irá gostar de algum.

Na coluna de hoje, vou recomendar dois lançamentos da Companhia das Letras, de nomes já conhecidos: “Sete Anos”, de Fernanda Torres e “Put some farofa”, de Gregório Duvivier.

Atriz já consagrada, nesta coletânea de textos de Fernanda, podemos constatar que escrever também é um de seus talentos. Além das crônicas, o livro também conta com alguns perfis que ela fez para a piauí. Fernanda consegue nos inserir em suas viagens, como no texto que abre o livro, “Kuarup”, onde conta suas aventuras no Alto Xingu; além de nos apresentar aos seus perfilados com uma habilidade que muitos jornalistas não tem. Um outro ponto interessante é a forma sutil e até neutra com que ela consegue falar sobre política, conseguindo casar perfeitamente com o tema principal do texto em questão. Informativo e bem escrito, é uma boa forma de conhecer esta outra faceta de Fernanda Torres.

Quanto ao “Put some farofa” uma das crônicas desse livro é chamada “Amizade Platônica”, em que Gregório fala de sua amizade imaginária com um ídolo, tamanha a identificação que ele sentia ao ler suas obras. Pois foi assim que me sentir ao ler as crônicas de Duvivier.

Em seus textos (que incluem alguns esquetes do Porta dos Fundos, canal em que além de atuar, também é roteirista) é perceptível seu tom crítico disfarçado de situações absurdas do dia a dia, onde também reside seu humor e seu tom questionador.

Temas recorrentes como relacionamentos, família e até alguns de seus ídolos também estão presentes, além de assuntos atuais, carregados de ironia, que também se destacam. Ou seja, tudo junto e misturado, put some farofa e se farte com um bom livro!

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).