Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

[Nutrição] Dietas restritivas, vale a pena fazê-las?

por Fernanda Esteves

Dietas restritivas, vale a pena fazê-las? A resposta é um grande e belo NÃO!

Muitas das dietas hoje em dia, principalmente as dietas da moda e da maioria dos spas para perda de peso se estruturam em cortar calorias, sem levar em conta a composição nutricional. Se você está acima do peso e quer emagrecer, a melhor opção é rever seus hábitos alimentares junto a uma nutricionista, para que assim a profissional possa bolar um plano alimentar voltado para seu objetivo dentro de uma reeducação alimentar, lembrando sempre de levar em conta suas particularidades como hábitos, doenças, avaliação da rotina, de exames específicos, etc.

Dietas que restringem calorias ou grupos de alimentos (carboidratos, lipídios ou proteínas) oferecem baixa saciedade, são desequilibradas nutricionalmente e são as principais responsáveis pelo efeito sanfona que altera o metabolismo e impede o emagrecimento definitivo.

Um estudo feito e publicado no Postgraduate Medical Journal, do grupo britânico British Medical Journal (BMJ), indica que adeptos dessas dietas restritivas tem rápida recuperação do peso perdido e cerca de 2/3 destes não atingem benefícios à saúde, engordam e não conseguem manter uma rotina de exercícios e reeducação alimentar. Além disso, essas dietas restritivas são consideradas como fator determinante para o desenvolvimento da obesidade e outras doenças crônicas. O mesmo estudo indica que dietas ricas em frutas, verduras, legumes, sementes oleaginosas, peixes e azeite são eficazes tanto para a perda quanto para a manutenção do peso saudável.

Com estes dados, resumimos a minha resposta quanto ao NÃO quando se diz respeito à restrição alimentar seja calórica ou de algum grupo de alimento, salvo particularidades do paciente em questão. Com isso, o mais importante para a perda e para a manutenção de um peso saudável é sempre a reeducação alimentar juntamente a uma dieta rica em nutrientes.

Por isso, procure um nutricionista para estabelecer junto a você um plano alimentar adequado e individualizado que vai muito além da contagem de calorias.

Fernanda EstevesFernanda de Vasconcelos Esteves é formada em Nutrição e Pós graduada em Terapia Nutricional, com cursos de especialização como Personal Diet e Nutrição e Fitoterápicos. Também atua como Shiatsuterapeuta e Auriculoterapeuta. Atualmente, faz o curso de Chef de Cozinha e trabalha com atendimento no Consultório localizado no Centro Médico Arcádia Mall – Sala 42 – Itaipava. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato por e-mail ou pelo telefone: 24 99824-8648.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).