Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Portal do Aluno terá informações sobre calendário, frequência e avaliações para pais, alunos e educadores

A partir do ano que vem, profissionais, alunos e responsáveis por estudantes da rede municipal de ensino terão acesso à informações sobre calendário escolar, frequência e avaliações através do Portal do Aluno. A novidade vai facilitar o acesso à base de dados dos quase 40 mil alunos das 170 unidades escolares, incluindo escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). O Portal do Aluno faz parte do sistema E-Cidade, integrante da comunidade do portal de softwares públicos brasileiros, apoiado pelo Ministério do Planejamento, que estimula a informatização da gestão dos municípios brasileiros de forma integrada. A adesão ao E-Cidade foi garantida por convênio assinado por Bomtempo em 2013, e o sistema começou a ser implantado neste ano.

De acordo com informações da Secretaria de Educação, 163 escolas já têm acesso ao sistema, o que representa 95% da rede pública municipal. Agora, as equipes estão alimentando o portal com as informações sobre a base de dados. A previsão é que até o fim do primeiro semestre de 2015 todas as unidades – com exceção das conveniadas – estejam informatizadas, permitindo a liberação do acesso também aos alunos, pais e responsáveis. Segundo a secretária Mônica Freitas, para entrar no portal eles terão que usar login e senha, que serão criados com cadastro específico.

No início do ano de 2014, a equipe da Secretaria de Educação passou por capacitação para entender melhor a utilização do sistema. A partir do mês de agosto, os treinamentos foram feitas com os profissionais das unidades educacionais da rede municipal de ensino. Equipes de mais de 150 unidades participaram dos cursos, realizados em duas etapas. Este trabalho terminou no mês de outubro.

Os treinamentos foram realizados pela empresa DBseller, sediada no Rio Grande do Sul, que desenvolveu o sistema, hoje distribuído em vários estados do país. No Rio de janeiro, dentro do programa municípios eficientes, 21 cidades estão participando da implantação do sistema E-Cidade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).