Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Procon Estadual autua empresa por irregularidades na Black Friday

O Procon Estadual instaurou processo administrativo contra a B2W, uma das maiores empresas de comércio eletrônico no Brasil e administradora dos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Ingresso.com. A autarquia recebeu 23 denúncias de irregularidades, a maioria contra o portal Americanas.com, dando conta de que no dia da Black Friday o site travava e impedia a conclusão da compra. A empresa tem 15 dias após ser notificada para apresentar justificativa para as irregularidades apontadas. Caso as explicações não sejam aceitas pelo departamento jurídico do Procon, a empresa será multada.

De acordo com o Procon Estadual, órgão ligado à Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, é sabido que durante o período de vendas promocionais há um aumento significativo das transações eletrônicas, sendo previsível a ocorrência de falhas no sistema. Caberia ao fornecedor, antevendo esta situação, se utilizar de todos os meios necessários para garantir o pleno acesso, principalmente em relação ao fechamento das compras.

Outro problema encontrado, tanto na Americanas.com quanto em outros sites, foi a alteração do preço dos produtos, que na hora de finalizar a compra acabava sendo maior do que o valor promocional anunciado.

Caso não aceite a justificativa da B2W, o Procon Estadual informa que os valores das multas a serem aplicadas serão definidos a partir do relatório econômico com base na receita bruta da empresa nos últimos três meses.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).