Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Defesa Civil reforça visitas preventivas na cidade

Aproveitando esse verão de poucas chuvas, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil está realizando vistorias preventivas em Petrópolis. O objetivo é orientar os moradores para que tomem medidas que deixem suas casas mais seguras para quando as chuvas fortes vierem.

Mesmo sendo verão, os índices pluviométricos no município estão menores do que a média dos últimos anos. No Independência, por exemplo, choveu 100 milímetros nos últimos 30 dias, enquanto que a média para o período é de mais de 400 milímetros. Com isso, a Defesa Civil não está recebendo demanda de atendimento à resposta à chuvas fortes, como deslizamentos e inundações, o que possibilita uma maior dedicação à prevenção de desastres das chuvas.

“A Defesa Civil atua o ano inteiro na prevenção a desastres das chuvas, com capacitação de voluntários nas comunidades, campanhas de conscientização, vistorias preventivas, entre outras ações. No entanto, quando chega o verão, a Defesa Civil acaba atuando muito na resposta a ocorrências das chuvas. Neste verão, como está chovendo menos do que o normal, podemos continuar nos dedicando totalmente à prevenção. Os riscos são altos em Petrópolis, por ser uma cidade montanhosa, onde chove muito, mas, nos últimos dois anos, avançamos muito na prevenção e vamos continuar avançando”, disse Rafael Simão, secretário de Proteção e Defesa Civil.

As solicitações de vistorias preventivas são feitas pelo telefone 199. Depois de registradas pela Defesa Civil, um técnico – engenheiro, geólogo ou arquiteto – vai ao local vistoriar o imóvel. O técnico analisa os possíveis riscos existentes no terreno e na construção e dá orientações ao morador para que ele tome as providências necessárias para aumentar a segurança de sua residência. A ligação e o serviço são gratuitos.

“É importante que o morador solicite a vistoria preventiva o quanto antes, para que dê tempo de ele realizar as medidas necessárias na casa antes de as chuvas virem”, disse o diretor técnico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o engenheiro Ricardo Branco.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).