Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Defensora Pública afirma que a cidade vem avançando na prevenção de desastres naturais

Em visita à sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, a defensora pública Marília Pimenta conheceu as ações do órgão para a prevenção de desastres das chuvas e viu de perto como monitoram as chuvas e os radares meteorológicos. Para ela, a criação da Secretaria, em 2013, foi uma vitória para Petrópolis e a cidade vem avançando muito na prevenção de desastres naturais.

“Fiquei maravilhada com as instalações. Conheci o funcionamento do Centro Operações e pude ver que a Defesa Civil está se preparando. As instalações são muito boas e a o corpo técnico é qualificado. Isso gera um atendimento muito melhor à população, não só por causa das melhorias na infraestrutura, mas também porque os funcionários receberam uma atenção maior do governo municipal”, disse.

A defensora pública aproveitou a visita para pedir cartazes das “20 dicas da Defesa Civil”, para serem afixados na Defensoria Pública, e cartilhas das “Chuvas – Dicas fáceis para a sua segurança”, para serem distribuídas ao público que vai ao órgão, que funciona na Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 254, Centro. “Queremos ajudar a divulgar. A Defensoria Pública tem esse papel operacional”, acrescentou

Desde janeiro de 2013, a Defesa Civil capacitou mais de 500 voluntários em Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) instalados em 54 comunidades. Esses moradores aprenderam noções básicas de prevenção a desastres das chuvas e o que fazer para deixar sua casa mais segura em relação às chuvas fortes. Neste período, a Defesa Civil aumentou de 26 para 70 o número de pluviômetros automáticos e semiautomáticos instalados em Petrópolis, para a secretaria monitorar as chuvas.

Vale dos Esquilos terá curso de voluntários da Defesa Civil

Nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil irá criar o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do Vale dos Esquilos. A partir das 19h, na sede da Associação de Moradores do bairro, na Rua Sebastião Pinho da Silva, sem número, os participantes aprenderão noções básicas de Defesa Civil, medidas de prevenção e o que fazer durante um desastre das chuvas. Para participar, basta comparecer, já que o curso é gratuito e não será necessário fazer inscrição.

Com o Vale dos Esquilos, a Defesa Civil chegará aos 55 Nudecs criados desde 2013, com mais de 500 voluntários capacitados. Após a criação do núcleo, a Defesa Civil dará continuidade a essa capacitação de moradores, com cursos específicos, como os realizados em 2014 em parceria com a ONG Care, sobre primeiros socorros e sobre administração de abrigos temporários.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).