Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Pele e cabelos exigem cuidados especiais no verão

Embora os cuidados com a pele e cabelos devam ser tomados sempre, é no verão que precisamos redobrar a atenção, pois a radiação solar é mais intensa sobre a Terra. Para curtir os dias quentes, sem por a saúde em risco, a regra é se proteger.

“Durante o verão, as pessoas tendem a se expor mais ao sol, porque realizam mais atividades ao ar livre. Somando este fator à intensidade da radiação, temos mais riscos de queimaduras, envelhecimento precoce e até de câncer de pele”, explicou a dermatologista da Clínica Maurício Baisch, Ana Paula Bonvini.

Item indispensável no verão, o protetor solar deve fazer parte da rotina diária. A recomendação é escolher filtros com fator igual ou maior que 30. Ele deve ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas ou após entrar na água. Outra dica é verificar se há proteção contra os raios UVA e UVB e escolher produtos de acordo com o seu tipo de pele. Dê preferência aos protetores em creme, que são mais resistentes do que os em gel ou loções.

Além de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, os dermatologistas recomendam o uso de boné ou chapéu com abas, óculos escuros de qualidade e barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. “Atualmente, já é possível encontrar com facilidade roupas com proteção UV no tecido. Elas são extremamente úteis para garantir a sua saúde durante a estação”, aconselha Ana Paula.

Mas a proteção não se limita apenas aos cuidados externos. A alimentação também é uma grande aliada na prevenção aos danos solares. Alimentos que possuem carotenóides, como a abóbora, mamão, maçã, beterraba e cenoura, ajudam a reter as radiações ultravioletas, já que criam uma barreira natural na pele.

Para combater a oleosidade, a dica é lavar o rosto com sabonetes líquidos três vezes ao dia. No entanto, é preciso ficar atento aos exageros, para que não aconteça o efeito contrário.

Cremes hidratantes matificantes e sabonetes esfoliantes também são alternativas. Já para manter a hidratação, use cremes. A dermatologista Ana Paula dá ainda outras dicas: “Beber muita água e tomar banhos frios também evitam o ressecamento. Além disso, eles são agradáveis e amenizam o calor”.

Assim como a pele, os cabelos também sofrem com a radiação, cloro e sal. Para isso, use produtos com proteção solar. “Aposte em cremes e máscaras hidratantes, que garantem a saúde dos fios. Protetores siliconados são uma boa escolha”, acrescenta a dermatologista. Outra atitude simples é tomar uma ducha de água doce, após sair do mar ou da piscina, para limpar o corpo. E não se esqueça: em caso de queimaduras mais graves, suspenda a exposição ao sol e procure imediatamente um médico.

 Além da exposição ao sol, as micoses também são ameaças muito comuns nesta época. Isso porque, com as altas temperaturas e o suor, as dobras do corpo ficam mais úmidas, proporcionando a proliferação de fungos. Segundo a dermatologista, algumas atitudes ajudam a prevenir o problema. “O ideal é apostar em roupas frescas, soltas e de algodão. Outra dica é evitar tecidos sintéticos, que possuem menor capacidade de absorção”, indicou Bonvini, alertando também para os riscos de contrair infecções em piscinas de clubes e duchas compartilhadas. “Nestes casos, a dica é evitar andar descalço”, disse.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).