Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

Petropolitano lança livro que reúne correspondências entre Drummond e Alceu Amoroso Lima

Foto: reprodução

Na próxima quarta-feira (4), o petropolitano Leandro Garcia lança o livro “Correspondência de Carlos Drummond de Andrade & Alceu Amoroso Lima”, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), onde leciona, às 19h.

Na obra, o Pós-Doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio reuniu 132 cartas inéditas de Carlos Drummond de Andrade e Alceu Amoroso Lima, trocada ao longo de cinco décadas, testemunhando uma curiosa e duradoura amizade, construída a despeito das divergências existentes entre os dois, e revelando um instigante diálogo acerca de questões estéticas, políticas e religiosas que, embora se inscrevam em experiências de vidas privadas, se revelam decisivas para a compreensão da modernidade literária e cultural brasileira.

O interesse pelo tema surgiu na época em que fazia pesquisas para seu doutorado em Letras: “Há mais de dez anos que pesquiso a vida de Alceu Amoroso Lima e sua obra, principalmente a sua obra epistolográfica, ou seja, a sua produção intelectual através das cartas, na sua vasta correspondência com os grandes escritores modernistas”, explica Leandro.

Quanto ao material usado para sua pesquisa, Leandro informa onde o encontrou. “As cartas de Drummond a Alceu estão na Mosela, no Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, que hoje é um centro de pesquisa que guarda todo o arquivo de Alceu, o maior crítico literário do nosso Modernismo e morador de Petrópolis. Alceu também respondia pelo pseudônimo Tristão de Ataíde. Já as cartas de Alceu para Drummond estão na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio, onde se encontra o arquivo pessoal de Drummond, com tudo que ele recebeu ao longo da vida”, conta.

O evento acontece no campus Benjamin Constant, na sala 98.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).