Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Palácio Rio Negro recebe festival de música folk celta neste sábado

No próximo sábado (14), acontece o “Rio Piping Hot”, festival de música folk celta, no Palácio Rio Negro, entre às 10h e 17h. A entrada é gratuita.

O evento é idealizado por músicos brasileiros especializados em Piping Music (música tradicional escocesa), uma vertente cultural quase inexplorada em terras tropicais, que se inicia em 1951, com a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que foi pioneira em utilizar gaitas-de-foles escocesas no país, incorporando à sua formação musical um naipe desses instrumentos, o que despertou interesse também no meio civil de bandas e fanfarras.

Desde então, o fascínio e a curiosidade do brasileiro por esse gênero musical aumentou, dando origem a diversos grupos musicais com esses instrumentos e, por fim, a autênticas pipe bands, ao longo dos anos 1990 e 2000.

“É um projeto audacioso e nossa intenção é realizar edições periódicas do RPH na cidade de Petrópolis”, afirma Pedro Arthur, membro da Banda Brasil Caledonia e um dos organizadores do evento.

O RPH é uma oportunidade para o público brasileiro entrar em contato com o universo da piping music, contando com solistas que são referência na América do Sul, assim como o convidado internacional, o canadense Ken Eller, gaiteiro com quarenta anos de experiência em grade one, ex-integrante de duas famosas bandas, 78th Frasers Highlanders e clan McFarlane Pipe Band, com as quais venceu por 15 vezes o campeonato norte-americano, além de nome mundialmente reconhecido no cenário de bandas escocesas.

 

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.

Um Comentário

  1. Vocês esqueceram de Mencionar a Banda Marcial Wolney Aguiar que é uma banda da nossa Cidade , correalizadora deste evento . Inclusive a foto da matéria é dos componestes dela.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).