Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Cordão da Bola Preta e Mocidade Independente de Padre Miguel agitam Baile de Ressaca no sábado

No dia 21 de março acontece o Baile da Ressaca, no Castelo de Itaipava, que terá Cordão da Bola Preta e Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel como atrações da noite. No sábado, a partir das 21h, a bilheteria estará aberta. A primeira atração começa às 23h.

O Cordão da Bola Preta foi fundado por Álvaro Gomes de Oliveira (Caveirinha – no centro, em pé), Francisco Brício Filho (Chico Brício), Eugênio Ferreira, João Torres e os três irmãos Oliveira Roxo, Jair, Joel e Arquimedes Guimarães, em 1918.

Foi Caveirinha quem deu nome ao bloco ao ver passar uma linda mulher com vestido branco com bolas pretas. Daí o nome: Cordão da Bola Preta.

O desfile do bloco acontecia na Cinelândia, em frente a sua antiga Sede. Em 2012, passou a desfilar na Candelária e, logo depois, na Avenida Rio Branco – de onde comanda a folia até hoje. Com o pessoal da ONG Mais Brasil, que atende crianças com HIV e familiares, dá suporte ao projeto de acompanhamento das necessidades básicas em cada caso – em busca de alternativas para atendimento das demandas.

Já a Mocidade é a única escola de samba do Rio de Janeiro que obteve nota máxima até hoje no quesito Bateria, sendo quatro vezes consecutivas nota 10 na categoria e a primeira a fazer coreografias na história do Carnaval. É a única que tem um hino sobre ela mesma, o tema Salve a Mocidade.

Sua bateria é chamada de Bateria Nota 10 de Mestre André, ou Bateria Nota 1000 ou também Bateria Não Existe Mais Quente.

Na época, por ser uma escola nova, inovou tudo. A bateria da Mocidade tinha 27 elementos, enquanto as outras escolas tinham entre 180 e 200. O Canhoto inventou três baquetas no tamborim. Com isso, quatro tamborins faziam o som de 20. Tião Miquimba e Mestre André inventaram o surdo de terceira.

Serviço

Local: Castelo de Itaipava – BR 040, Km 56

Dia: 21 de março (sábado)

Horário: 21h30

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) / R$ 30,00 (meia). Em comemoração aos 172 Anos de Petrópolis, todos que apresentarem comprovante de residência em Petrópolis pagam meia-entrada.

Pontos de venda:

Castelo de Itaipava tel.: 24 2222 0900

Loja Mega Matte – Rua 16 de Março, 98 – Centro – Petrópolis tel.: (24) 2231 2690

Pela internet: www.sympla.com.br/castelo-folia—baile-da-ressaca

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).