Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

“Dia Muito Especial” inclui pessoas com deficiência ao esporte e à sociedade

Foto: imagem ilustrativa

Neste domingo (22) acontece um “Dia Muito Especial”. A Secretaria de Esportes e Lazer promove a partir das 9h, uma série de atividades de inclusão da pessoa com deficiência ao esporte e à sociedade. Uma caminhada pelo Circuito de Esportes e Lazer, na Avenida Barão do Rio Branco (concentração em frente à 105ª DP), marca o início da programação, prevista para terminar às 13h.

“A caminhada serve para incluir a pessoa com deficiência ao circuito, um espaço democrático, que já é sucesso entre a população todos os domingos e agora também nos feriados. A intenção é estimular cada vez mais a presença dessas pessoas em mais este espaço para a prática esportiva e de lazer”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Renato Freixiela, que ressaltou ainda a confirmação de 40 participantes.

A caminhada será finalizada na Casa da Educação Visconde de Mauá, onde os participantes terão acesso a demonstrações de bocha adaptada, arremesso de peso paraolímpico e de futebol americano. Todas as atividades vão ter o acompanhamento de uma equipe da secretaria de Esportes, de professores de paradesportos da Universidade Estácio de Sá e de escoteiros de Petrópolis.

Marcelo Correa, presidente da Associação Petropolitana dos Deficientes Físicos, destaca a importância do evento para a inclusão do deficiente, não só ao esporte, mas também à sociedade: “O deficiente físico tem, como todo cidadão, direito de educação, lazer e cidadania. E esse evento o inclui à sociedade”.

Luis Felipe Silva, de 28 anos, tem Síndrome de Mórquio e pratica Bocha. Ele ressalta que a iniciativa serve para mostrar à pessoa com deficiência que ela tem potencial para fazer o que as outras pessoas fazem. “Muitos deficientes não conhecem o paradesporto, não têm consciência das suas capacidades e às vezes não têm vontade de fazer nada. Essas atividades incentivam, trazem dignidade e mostram que a pessoa com deficiência não é inválida”, finalizou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).