Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Funcionários da Comdep começam a ser capacitados para poda de árvores

Fotos: Mariane Martins

Nesta última segunda-feira (23), a leitora Mariane Martins informou que uma árvore caiu na rua Maria Joaquina Felix Almeida, em Itaipava, derrubando a cerca de sua casa. “Já solicitamos na Prefeitura/Comdep a vistoria dessas árvores e limpeza dos canteiros, mas nunca ninguém veio”, disse.

A Comdep, por sua vez, informou que enviará uma equipe técnica ao local para averiguar a situação.

A fim de evitar situações como esta, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável estão capacitando os funcionários da Comdep que atuam no manejo das árvores das vias públicas da cidade para realizar o serviço de poda e limpeza de erva de passarinho. O curso, que começou neste mês, busca qualificar a atuação desses funcionários nessas atividades, para que haja o menor impacto possível nas árvores.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Almir Schmidt, explica que o curso faz parte de um trabalho de planejamento da Secretaria em relação ao arboreto público. “Iniciamos em janeiro um levantamento arbóreo prévio no Centro Histórico. Engenheiros florestais da secretaria estão avaliando individualmente cada uma das árvores, checando a saúde de cada uma delas. É um trabalho técnico, profissional, detalhado”, disse.

O levantamento está sendo feito nas ruas e avenidas Koeler, Presidente Kennedy, Imperatriz, Dom Pedro, Imperador, Roberto Silveira, Souza Franco, Buenos Aires, Benjamin Constant, Praça da Confluência, São Pedro de Alcântara, Praça da Liberdade e Barão do Rio Branco.

“Esse levantamento é fundamental para identificar as espécies que temos e mapear onde elas estão. Só assim poderemos fazer um planejamento, saber onde é necessário realizar a poda, escolher espécies adequadas para o plantio e embelezar ainda mais a cidade”, disse a engenheira florestal Renata Medrado, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Nas próximas semanas a Comdep dará início à limpeza de erva de passarinho de árvores do Centro Histórico. O trabalho será supervisionado pela engenheira Renata Medrado.

“As ervas de passarinho são parasitas que podem provocar a morte das árvores. Suas raízes nos galhos e troncos retiram a seiva da árvore. A retirada consiste na raspagem do galho e do tronco. No primeiro momento, após a retirada, as árvores não ficam com uma aparência agradável, mas é para que elas possam ficar boas. Foi o que aconteceu na Praça Dom Pedro, por exemplo, onde hoje as árvores já voltaram a ficar lindas”, disse Almir.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).