Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Petropolitanas expõem seus trabalhos no Rio Patchwork Design

Foto da exposição no São Paulo Patchwork Design

Formado por sete artistas de Petrópolis, o Grupo Contém Brasil, após ter exposto seus trabalhos em São Paulo, chega ao Rio Patchwork Design, entre os dias 26 e 28 de março, no Clube Monte Líbano, na Lagoa.

grupo contém brasilO Grupo Contém Brasil vem de “Contemporâneo Brasileiro” e surgiu e 2013, quando artistas tradicionais formaram o grupo de estudos com o desafio de criar trabalhos artísticos. O grupo foi idealizado por Maria Lúcia Ázara e conta com sua filha e sócia Cynthia Ázara, Valeria Raybolt e Vivian Wilm (professoras da loja Quilt Arte) e suas alunas Marli Marigo, Cristina Leal e Adriana Bandarra, todas de Petrópolis.

O grupo foi incentivado a romper as técnicas tradicionais do patchwork; um desafio em que todas tiveram a coragem de se liberar e criar obras inovadoras usando materiais diversos. Os primeiros trabalhos foram expostos no São Paulo Patchwork Design, que aconteceu no início do mês, e agora no Rio Patchwork Design. A exposição também apresenta trabalhos de outras artistas brasileiras e umas de renome internacional, além de uma feira com venda de produtos relacionados ao mundo do patchwork. Os ingressos estarão à venda no local.

Saiba mais sobre o grupo aqui.

O que é patchwork?

Patchwork ou “trabalho remendado” é uma forma de costura que envolve juntar pedaços de tecido em um projeto maior. O projeto maior é geralmente baseado em padrões de repetição construídos com diferentes formatos de tecido (que podem ser de cores diferentes). Essas formas são cuidadosamente medidas e cortadas, transformando-se em formas geométricas básicas,  fáceis de juntar.

É mais frequentemente usado para fazer colchas, mas também pode ser usado para fazer bolsas, tapeçarias, casacos quentes, capas de almofada, saias, coletes e outras peças de roupa. Alguns artistas têxteis trabalham com patchwork, muitas vezes combinando-o com bordados e outras formas de stitchery.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).