Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Educação

Museu lança coleção digitalizada do jornal “Pequena Ilustração”

Nesta terça-feira (7), data em que é celebrado o “Dia do Jornalista”, o Museu Imperial lança a coleção digitalizada do jornal “Pequena Ilustração”, às 19h, no Cineteatro do Museu. Na ocasião, também haverá uma homenagem, seguida de bate-papo, para o jornalista Oswaldo Miranda. O evento será gratuito e aberto ao público.

O “Pequena Ilustração” foi um jornal semanal, criado por Armando Martins, e publicado em Petrópolis, nas décadas de 1930 e 1940. Ilustrado com fotografias e gravuras, impresso nas oficinas da Tipografia Ypiranga, o periódico circulava, aos sábados e, posteriormente, aos domingos trazendo notícias sobre a vida política, cultural e social da cidade. Além disso, dava destaque a notícias sobre esportes, clubes petropolitanos e anúncios de estabelecimentos comerciais e profissionais liberais, constituindo importante fonte para o estudo da história social de Petrópolis.

O jornalista petropolitano Oswaldo Miranda iniciou sua carreira no “Pequena Ilustração” em 1938, tornando-se membro da Associação Brasileira de Imprensa – ABI no mesmo ano. Miranda foi um dos principais articulistas desse jornal, onde começou escrevendo coluna sobre rádio com pseudônimo de Dial.

Em 1948, criou a assessoria de imprensa e relações públicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.  Na década de 1950, integrou a equipe do jornal “Última Hora”, de Samuel Wainer, onde, além de ser chefe do Departamento de Promoções e Concursos, publicava reportagens sobre a vida cultural e artística do Rio de Janeiro e do país.

Oswaldo passou por várias redações de jornais cariocas e trabalhou em televisão com J. Silvestre e Flávio Cavalcanti onde foi produtor do quadro “Repórter da História”, gravando no Museu Imperial, programa sobre a princesa Isabel, com acompanhamento do diretor, na época, Lourenço Luiz Lacombe. Aluno do Liceu Fluminense, Miranda teve como professor Alcindo Sodré, primeiro diretor do Museu Imperial. Mas sua ligação com o local se intensificou na cerimônia de assinatura do decreto de sua criação, onde esteve presente em 1940.

Por tudo isto, o Museu Imperial prestará justa homenagem ao profissional Oswaldo Miranda, que tanto colaborou com o crescimento da comunicação em nosso país e presenteará pesquisadores e interessados em geral com a disponibilização pelo projeto DAMI, com patrocínio da AMBEV e da Sociedade de Amigos do Museu Imperial, da “Coleção Pequena Ilustração”, composta por 715 edições.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).