Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Moradores do Morin se manifestam contra fábrica poluidora no próximo sábado

Há um ano que o Acontece em Petrópolis vem mostrando a poluição numa fábrica no Morin (como se pode ver aqui). Desde então, já entramos mais de uma vez em contato com o Inea, Secretaria de Ambiente, mas nada resolveu.

Em agosto de 2014, a Secretaria de Meio Ambiente informou que estava acompanhando o caso e havia entrado em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pelo licenciamento da fábrica, para averiguar a situação. Em outubro do mesmo ano, o Inea, em atendimento às denúncias recebidas e por solicitação do Ministério Público, informou que faria uma vistoria na fábrica.

Em dezembro, ao entramos em contato novamente com o município, a secretaria de Meio Ambiente informou que já havia comunicado o problema ao Inea, órgão responsável pela fiscalização. Já em janeiro deste ano, o Inea informou que a Lexmar Indústria e Comércio de Malhas (Ikinha) havia sido notificada pelo órgão, em outubro, para adotar procedimentos que evitassem a emissão de poluentes. O Instituto havia informado ainda que uma nova vistoria seria feita para verificar se os procedimentos estavam sendo seguidos e, em caso de descumprimento, a empresa poderia ser autuada.

Cansados desta situação, moradores do local irão se manifestar no próximo sábado (11), às 10h, no portão da fábrica responsável pela emissão dos gases poluentes, localizada na  Rua Augusto Severo – Morin.

“O intuito da manifestação é exclusivamente para o fim da poluição da fábrica, através de filtros ou seja lá o que for. Não queremos prejudicar as pessoas que lá trabalham, e sim, proporcionar um melhor ambiente de trabalho, sem poluição para os trabalhadores e moradores do bairro. A PM já foi notificada para dar segurança aos moradores, uma vez que estes estarão presentes famílias com crianças inclusive”, explicou Lucien Provout, um dos organizadores da manifestação.

Confira registros enviados por Lucien ao longo do ano, juntamente com um vídeo:

Veja o vídeo, feito em 21/03/15

poluição 3 poluição 2 poluição 1 poluição 4

 

8 Comentários

  1. Esta poluição existe a muito, muito tempo. O INEA nunca resolveu. Porque vocês acham que vai resolver agora? Este órgão não está intetessado no bem estar dos moradores do Morin. Nunca esteve. Provavelmente a propina paga pela Ikinha aos órgãos de fiscalização é gorda o suficiente para calar suas bocas, caso contrário esta indústria nunca teria tido a licença para operar em tempo algum. O problema é antigo e a indústria continua operando normalmente. Acham mesmo que o INEA vai fazer alguma coisa? Provavelmente vai. Irá receber mais uma propina e carimbar o alvará de operação por mais 5 anos.
    Vergonha de ser brasileiro!

    1. Boa noite Sr. Bruno Rodrigo,
      Acho que antes de expor sua opinião você deveria se informar a respeito.
      Acho também que você deva ter VERGONHA DE SER BRASILEIRO porque provavelmente está acostumado a pagar propina e a lidar com pessoas desonestas. Por isso o seu julgamento sobre a empresa. Quanto ao INEA eu não sei, mas acredito que seja um órgão sério. Quanto a empresa, afirmo que é uma empresa séria, que gera muitos empregos em Petrópolis e se preocupa com o meio ambiente sim, investindo sempre em equipamentos para a redução de danos ao meio ambiente.
      Para sua informação, a empresa adquiriu a empresa do Morin em 2001 e implantou a estação de tratamento de água.
      Trocou as caldeiras movidas a óleo BPF por caldeiras a lenha, ,muito menos poluentes. Instalou filtros e está em fase final de implantação do sistema de queima de Cavaco, que reduzirá muito a emissão de fumaça.
      Se não sabe, a empresa existe a mais de quarenta anos e ao contrário do que você disse NÃO IRÁ PAGAR PROPINA A NINGUÉM.
      (O que talvez você faria ” com esse pensamento tão ignorante”).
      Sugiro também que ao invés de ficar escutando conversa de botequim , caso tenha alguma dúvida a respeito da empresa IKINHA MALHAS , procure alguém responsável pela mesma e esclareça todas as suas dúvidas antes de ficar vomitando mentiras por aqui.
      Att: Nídia Hammes

  2. Nidia me desculpe, mas quem está mal informada a respeito dos FATOS em relação a fábrica da IKINHA não é o Bruno não. Talvez você não frequente o bairro a muito tempo e não converse com os moradores do bairro e não participe das reuniões de moradores e não tenha um filho estudando nas escolas ao redor da fábrica e não tenha nenhum parente onde possa passar só uma noite para sentir o cheiro insuportável que inalamos e não possa ver a fumaça adentrando as janelas das casas dos moradores e não conheça pessoas que moram ao redor que sofrem de uma renite alérgica severa e uma bronquite devido a fumaça e cheiro que somos obrigados a respirar e não tenha tido um filho internado na UTI com problermas respiratórios devido a tudo isso e e e. Por favor, o que você relata pode ser até que tenha sido feito, porém NÃO RESOLVE e NEM AMENIZA os efeitos de tudo que jogam no ar com as as suas chaminés e secadoras. Nós moradores já tentamos de tudo para contribuir e ajudar, agora eles nem nos recebem mais, então CANSAMOSSS DE DESCASO, QUEREMOS RESPEITO.

  3. Sra Nidia,
    Uma empresa que diz utilizar “biomassa” (madeira) para aquecer suas caldeiras não pode ser séria com relação ao meio ambiente. Acredito que a Sra. não esteja totalmente a par do fenômeno chamado efeito estufa. Por favor se informe. Acredito que irá descobrir que entre vários fatores que contribuem para o problema está a derrubada das matas e a queimada de madeira.

    Na entrevista da InterTV a pessoa responsável pela empresa em sua entrevista afirmou que nada mais poderia ser feito, que a empresa segue todas as normas ambientais. Veja as fotos Sra. Nidia. Vá ao Morin e respire o ar de lá. Melhor, mude-se para um boa casa no bairro (existem muitas, todos os preços e gostos) e verifique a Sra. mesma. Se não existe mais nada que esta empresa possa fazer, então deveria ser fechada por incompetência em sua gestão e os responsáveis presos por crimes ambientais. Nós sabemos que isto não vai acontecer não é?

    Veja as fotos mais uma vez, vá ao bairro mais uma vez e respire fundo o ar e me diga se o INEA é um orgão sério. Se fosse esta empresa que a Sra. tanto defende não teria licença de funcionamento. Acredito sim que exista propina envolvida ou ao menos muitas trocas de favores. Se não, existe sim uma incrível incompetência dos órgãos fiscalizadores!

    Ao contrário do que a Sra afirma, nunca, NUNCA paguei nem precisei pagar propina de forma alguma pois considero AMORAL. Da mesma forma que considero AMORAL as declarações do responsável por esta empresa ao dizer que todo o cabível já foi feito.

    Sra Nidia, mais uma vez, veja as fotos, leia os depoimentos, converse com os moradores antes de afirmar que esta Empresa não polui.
    Pelo seu tom tão indignado com minhas afirmações imagino que a Sra. possa ser acionista desta empresa ou ter uma ligação muito forte com ela. Se assim for, seja mais humana e pense nas pessoas que estão sendo prejudicadas por tanta poluição. Desça de seu trono e use sua força para contribuir com o meio ambiente e com os moradores do bairro. A Sra. será lembrada pela sua bondade e responsabilidade social.

  4. Me esqueci de lhe informar, se já não sabe, a queima de madeira nesta empresa tem como catalisador o querosene ou produto similar. Não é preciso entrar na fábrica nem conversar com seus gestores ou funcionários para saber disto, basta respirar fundo!

  5. Boa tarde Sr Bruno,
    Gostaria de te convidar para conhecer pessoalmente nossa empresa para esclarecer todas as suas dúvidas quanto ao que já foi feito e está sendo implantado.
    Afirmo que somos uma empresa séria e acho de mau gosto estes comentários sobre idoneidade da mesma.
    Aguardo seu agendamento via email ou 2103-9000
    Att.
    Nidia

    1. Boa noite Sra. Nidia,
      Agradeço seu convite mas como não sou mais morador do bairro, já fui e conheço a Via Crúcis que seus moradores ainda trilham, acho que este convite deva ser feito aos moradores que lá estão e ainda sofrem com as consequências da fumaça negra, que apesar de todos os esforços da Empresa, continua envenenando o meio ambiente e principalmente o ar do bairro. Existem lá pessoas que não tem recursos para se mudar e ver este problema pelas costas. Só podem contar realmente com a boa vontade desta Empresa para tornar suas vidas menos sofridas.

      Como a Sra. Sonia acima afirma, existem lá pessoas de idade com problemas respiratórios muito sérios e crianças que já nasceram em meio a toda esta poluição e estão longe de serem saudáveis por não contarem com ambiente propício ao tratamento de seus problemas. Lembro mais uma vez que nem todos que lá vivem possuem a condição financeira para virar esta página em suas vidas e mudar para outro local. Infelizmente estas pessoas só podem contar com a razão e a benevolência de seus algozes. Sra. Nidia, acredito que com sua influência e interferência todo este mal possa revertido.

      Agradeço mais uma vez seu convite mas insisto que seja repassado para aqueles que realmente sofrem com os males causados por esta indústria. Não tenho o contato das pessoas envolvidas hoje neste movimento mas tenho certeza que a Sra Sonia poderá intermediar este encontro entre esta Empresa e os moradores do bairro. A Sra poderia tbm promover este encontro via Facebook na página “Moradores do Morin” (https://www.facebook.com/associacao.morin).

      Agradeço sua boa vontade de colaborar na resolução deste problema que aflige a vida de tantas pessoas.
      Hoje, o mundo está cada vez mais precisando de pessoas assim, com esta boa vontade, com princípios, atitudes positivas em prol do meio ambiente, menos egoístas e que pensam mais no próximo.

      Bruno.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).