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Moda

Profissão blogueira: o que era apenas um hobby virou trabalho

Desde que se popularizaram na internet, as páginas pessoais se desenvolveram em uma das fontes de conteúdo mais acessadas na rede e profissionalizaram o que antes era visto apenas como um hobby. Uma das maiores provas disso é a popularidade dos blogs voltados para moda e estilo, hoje uma parte integrante desse mercado. Em Petrópolis, onde a indústria do vestuário é uma das maiores fontes de renda da cidade, esses sites já se tornaram uma das mais importantes mídias para investimento de marcas que querem conquistar seu público na internet.

Diferente das revistas de moda, o conteúdo dos blogs é feito sob medida para o público que as lojas tanto querem atingir: consumidoras antenadas nas tendências e que estão dispostas a se informar e buscar novidades sobre o que há de melhor no mercado. Esses veículos rapidamente conquistaram a confiança das leitoras com dicas sinceras e resenhas que levam em conta a efetividade e o custo-benefício de itens que vão de roupas e acessórios a produtos para cabelos e tratamentos estéticos. Em pouco tempo, se tornaram verdadeiros guias de consumo para a fashionista que quer apostar apenas nas marcas mais confiáveis.

As parcerias com lojas e grifes eram uma consequência inevitável. Principal destino para quem é fã de moda, a Rua Teresa não ficou para trás na hora de apostar na colaboração com as novas formadoras de opinião por trás dos blogs. Foi o caso da Gatto Blu, que está presente no polo de modas conhecido como o maior shopping a céu aberto do país, e há 21 anos opera quatro lojas na cidade e uma em Caxias. Já com uma presença consolidada nas redes sociais, a marca está investindo agora em expandir sua participação online com uma parceria com o blog PaolaCravo.com, a partir de 2015.

“A internet modificou totalmente a dinâmica do trabalho. Somos uma marca de roupa jovem, feminina que acompanha todas as tendências mundiais da moda. Para isso, hoje se torna absolutamente indispensável usarmos a internet para podermos estar atualizados , antenados à dinâmica do mercado em todos os aspectos”, analisa a sócia da empresa, Andrea Lemos.

A presença nos blogs é um investimento adicional a campanhas já realizadas pela Gatto Blu, mais voltadas para mídias tradicionais, como outdoors e anúncios nas TVs locais. Tudo para chegar às quase 50 mil seguidoras que Paola Cravo soma em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Em seus perfis, a blogueira posta de dicas de moda a passeios, atraindo um público jovem, mas bem diversificado, entre homens e mulheres de várias classes sociais.

“O que eles têm em comum é o interesse pelo bem-estar, de uma forma geral. Tanto homens, como mulheres, estão ligados no que é melhor usar em cada estação, cuidados com a pele, com o corpo em geral, e investem tempo e dinheiro em um estilo de vida que equilibra muito bem essas prioridades”, conta Paola, que também é estudante de Publicidade e personal stylist.

Ela usou esse know-how para aplicar ao blog princípios que envolvem tanto um conteúdo de primeira, em sintonia com as novidades de moda e beleza, quanto para atrair anunciantes e parceiros. Hoje profissionalizado, o site PaolaCravo.com recebe milhares de visitantes todos os meses, em busca de dicas de maquiagem, estilo, viagens e programas culturais. O contato das marcas interessadas em ganhar seu selo de aprovação no blog veio como consequência, e hoje a blogueira recebe tanto calçados, roupas e produtos de beleza, quanto convites para marcar presença em eventos como desfiles e inaugurações de lojas.

O resultado foi transformando, rapidamente, o passatempo em profissão. Paola trocou quatro anos do curso de Direito pela faculdade de Comunicação e hoje se dedica exclusivamente ao blog. Ela ganhou status de formadora de opinião na cidade, com influência direta sobre vendas e popularização das marcas na internet, gerando como consequência também um aumento no número de curtidas e seguidores das marcas nas principais redes sociais.

Outra prova disso é o blog Bolas de Meia, escrito pela petropolitana Ana Arantes há quase quatro anos. Lá ela posta um conteúdo personalizado, buscando levar às leitoras textos e fotos que tenham a sua cara e se destaquem entre o que é visto nos outros tantos sites voltados para esse segmento. A ideia para lançar o endereço na web veio de uma das principais referências em moda: o Just Lia, da blogueira Lia Camargo. “Fiz minha primeira viagem a São Paulo por ter visto um evento que estava rolando por lá, no blog dela. Então decidi lançar o meu espaço para que pudesse compartilhar as coisas que gosto. Com a criação do Bolas de Meia, fiz grandes amigos, blogueiros e leitores, fora daqui. Ampliei os meus horizontes e amadureci muito como pessoa”, lembra.

A primeira parceria no blog veio como surpresa: ela foi procurada por uma marca que queria anunciar nas suas páginas. E, quando outras empresas também mostraram esse interesse, Ana passou a investir em associar o blog a produtos e entidades que tenham a ver com suas leitoras. “Elas se identificam com as blogueiras e confiam nelas. Em Petrópolis, temos um polo de modas nacionalmente conhecido. Eu sempre recebo e-mails pedindo dicas e a minha opinião sobre coisas da cidade, principalmente sobre a Rua Teresa. Os blogs são veículos de fácil acesso. Para ver uma propaganda em uma revista, você precisa comprar a revista. No blog, qualquer um que esteja conectado à internet tem acesso a todas essas informações”, analisa Ana.

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