Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

[Nutrição] Sopas e caldos

por Nathalia Pinho

Com o clima esfriando, torna-se comum o consumo de sopas, caldos e consomês, que além de serem bons para combater o frio podem ser ótimos aliados à dieta. Uma sopa de legumes, por exemplo, oferece não só uma enorme quantidade de nutrientes, como também dá saciedade e, em alguns casos, ajuda a acelerar o metabolismo.

A questão está em selecionar bem os ingredientes, pois quando se prepara uma sopa o ideal é preferir as de legumes e verduras variados, ao invés de comer o caldo de apenas um tipo de grão ou leguminosa (como lentilha, ervilha, feijão). Isso porque além de variar muito mais os nutrientes consumidos, você tem um aporte calórico e de carboidratos muito menor quando não se utiliza sopas apenas de grãos. Nesse sentido vale a pena um caldo de abóbora madura ou de legumes sortidos.

Outro cuidado especial é com a escolha do tipo de legumes. Cuidado com àqueles com muita quantidade de carboidratos, ou caldos que usam como base somente carboidratos, como caldo de inhame e batata baroa, pois apesar de saudáveis, são ricos em carboidratos e se usados de forma errada podem sabotar a sua dieta de perda de peso. Além disso, quando se faz um caldo de legumes sortidos,  deve-se ter cuidado de não misturar muitos tipos de tubérculos (como batata, batata baroa, inhame ou aipim); opte por usar só um tipo desses vegetais. Outro cuidado especial deve ser ao incluir massas e macarrões nas sopas, torradas ou croutons, pois o exagero pode elevar o número de calorias.

As carnes que irão entrar no seu caldo também necessitam de atenção especial, portanto, cuidado ao adicionar linguiças, paio, carne seca, procure carnes magras como peito de frango ou músculo. É essencial adicionar algum tipo de carne à sopa para elevar o teor de proteínas de sua preparação, caso você não consuma carnes, você pode acrescentar alguma leguminosa, que também ajudará a dar consistência à sopa.

Você pode escolher ótimos ingredientes na hora de temperá-la: o uso de ervas e temperos naturais são ótimos aliados, possuem normalmente grande quantidade de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias e em alguns casos, termogênese (ou seja, auxiliam no aumento da taxa metabólica e queima de gordura). Abuse das ervas frescas como alecrim, orégano, manjericão, pimenta vermelha e um ingrediente super saboroso que é o gengibre, apenas pouca quantidade confere um sabor incrível além de suas propriedades nutricionais.

A sopa é uma ótima aliada à dieta desde que preparada com os ingredientes certos, e consumida da maneira correta!

Nathalia PinhoNathalia Pinho tem 25 anos, é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. Formada pela Faculdade Arthur Sá Earp, atualmente, ela está cursando Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Estética também na FASE. Trabalha em atendimento clínico na Clínica Cordiagnose e na Clínica Checkup, e com atendimento à praticantes de atividades físicas na Academia ONE. Também é adepta à alimentação e estilo de vida saudável, exercícios físicos, bons livros e boa música. Facebook: www.facebook.com/NathaliaPinhoNutricionista.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).