Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Presidente da Comissão federal de reforma política faz palestra em Petrópolis

(Foto da palestra realizada no dia 9 de abril. Crédito: José Paulo – Ascom/CMP)

Nesta sexta-feira (8), o deputado Rodrigo Maia, presidente da Comissão Federal para Reforma Política, fará uma palestra na Câmara Municipal para debater o tema com os vereadores, lideranças políticas e com a sociedade petropolitana, às 16h.

“A reforma política atende a um anseio da população. Por isso, consideramos que o debate sobre este tema deve ser amplo. O presidente de Comissão, Rodrigo Maia, certamente trará muitas informações importantes sobre o andamento reforma política em Brasília. O encontro também será uma oportunidade de apresentamos sugestões a serem agregadas a este debate na capital federal. Dada a importância do tema estamos convidando vereadores dos municípios vizinhos, como Teresópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto, para apresentarem suas demandas”, pontua o presidente da Câmara, Paulo Igor, lembrando que é importante ainda que as lideranças partidárias da cidade, assim como a sociedade petropolitana compareçam.

A palestra dá andamento à discussão iniciada no dia 9 de abril, quando o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, no Rio, Amaury Cardoso falou sobre o assunto a lideranças políticas e representantes da sociedade petropolitana. Na ocasião, pontos da reforma política, como o financiamento de campanha, o sistema eleitoral proporcional, a proibição de coligações, a fidelidade partidária e a cláusula de desempenho foram discutidos num amplo debate com lideranças políticas.  “O Legislativo tem a obrigação de esclarecer a população sobre a reforma política e deve levar aos deputados as demandas da sociedade”, avaliou Amaury Cardoso após o debate.

A Fundação Ulysses Guimarães também abre espaços para a reflexão e o debate político-partidário. A FUG ministra cursos não só para os ocupantes de cargos públicos, mas para militantes e grupos interessados em ingressar na política. A entidade ainda realiza estudos e pesquisas.

Além dos debates, a Câmara de Vereadores criou uma Comissão Especial para discutir ponto a ponto as questões relativas à reforma política. “A Comissão é presidida pelo vereador Luizinho Sorriso e tem o objetivo de apresentar sugestões à comissão federal”, finaliza Paulo Igor.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).