Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Maio Amarelo é enfatizado na Fase com o “Grande Acidente”

O movimento Maio Amarelo para conscientização da segurança no trânsito ganhou, na última sexta-feira (8), um alerta de peso. O simulado intitulado “O grande acidente”, com a encenação de uma ocorrência com vítimas, no campus da FMP/Fase, reuniu vários alunos com o objetivo de ensinar a todos como agir em situações de acidentes, na prestação de socorro às vítimas.

“O objetivo dessa atividade é mostrar para os ingressantes de medicina e alunos de enfermagem sobre o atendimento pré-hospitalar de vítimas politraumatizadas e estimular o interesse nesse tipo de atendimento. Além disso, temos o intuito de conscientizar sobre a responsabilidade no trânsito, por isso a parceria com o Maio Amarelo”, ressaltou Bruno Andrade Silva, presidente da Liga da FMP/Fase.

“O grande acidente” é um evento de prevenção de acidentes realizado pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência, dos alunos de Medicina e de Enfermagem, em parceria com a disciplina de Programa Curricular de Práticas Profissionais. No pátio do campus é simulado o atendimento inicial às vítimas, com a montagem de uma colisão envolvendo um carro, uma moto com dois ocupantes e pedestres.

O atendimento inicial às “vítimas” é feito pelos alunos ingressantes de Medicina, ainda sem conhecimento dos procedimentos que devem ser feitos, tornando mais real o cenário que ocorre na maior parte dos acidentes. Todos os envolvidos são supervisionados por profissionais das áreas. A Liga é coordenada pela major médica do Corpo de Bombeiros, Patrícia Lefèvre Schmitz, professora da disciplina de Clínica Cirúrgica da FMP/Fase.

“É uma experiência que prepara para a realidade. Me vi em situações que foi necessário ter pró-atividade, rapidez e pensamento rápido do que fazer, porque é tudo muito rápido e momentâneo e mexe com o estímulo de querer ajudar, de querer fazer um bom e rápido atendimento à vítima. A simulação foi bem fiel à realidade”, disse Leonardo Jarra Martins, aluno do 1º ano de Medicina.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).