Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Petrópolis e outras cidades da região buscam consórcio intermunicipal de segurança pública

A prefeitura está trabalhando junto a municípios vizinhos para a formação de um consórcio intermunicipal de gestão integrada de segurança pública. O objetivo é que Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Levy Gasparian e outras cidades da região formalizem a união, para facilitar a obtenção de recursos estaduais e federais para a segurança pública. A proposta ainda está aberta para a adesão de novos municípios interessados.

Na última semana, em Areal, o prefeito Rubens Bomtempo, o secretário de Segurança Pública, Luis Cláudio Calixto Barbosa, prefeitos de cidades vizinhas e autoridades de segurança da região debateram o tema. “Esse é um tema que deve ser tratado de forma regional, para buscarmos, juntos, soluções que possam ser aplicadas em todas as cidades de nossa região. O pacto federativo no Brasil peca por não prever ações regionais, mas, se nós não conseguimos criar essa instância regional no ponto vista constitucional, temos que criar na prática. Nós, prefeitos, às vezes cometemos o erro de só ficarmos olhando para dentro dos municípios. Temos que mudar isso”, disse Bomtempo.

O secretário Calixto Barbosa palestrou, no encontro, sobre a experiência de Petrópolis com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), já que a proposta é que os municípios criem um órgão com funções semelhantes para atuar na região. “Com o GGI-M, nós colocamos na mesma mesa todos os atores que são importantes e que podem dar uma resposta à sociedade em relação à segurança pública, como a Secretaria de Segurança Pública, a Guarda Civil, a Polícia Militar, a Polícia Civil, entre outros. Todos trabalham a segurança com inteligência, agindo também na prevenção em conjunto com a Secretaria de Educação, a Fundação de Cultura e Turismo e a Secretaria de Esportes e Lazer. São órgãos importantes para trabalhar com a juventude caminhos diferentes da opção pela criminalidade”, disse Calixto.

As autoridades presentes foram unânimes em relação à proposta, por entenderem que, juntos, os municípios terão mais força para buscar recursos do estado e da União, sobretudo em um cenário de crise econômica.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).