Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Certificados e Selos vão incentivar melhorias de acessibilidade no município

Foto: imagem ilustrativa

Regularmente recebemos denúncias sobre falta de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção em nossa cidade, tanto por inadequação de estabelecimentos comerciais e repartições públicas e privadas de uso coletivo, quanto por buracos em calçadas e carros parados em locais destinados a pedestres. A questão é ainda mais preocupante se levarmos em conta que Petrópolis tem hoje 62 mil pessoas (20% da população) com algum tipo de deficiência, de acordo com dados da Câmara Municipal.

Pensando em incentivar a implantação de melhorias para facilitar a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, a Câmara lançou o “Selo e o Certificado de Acessibilidade Imperial”. O projeto é de autoria da vereadora Gilda Beatriz.

O Selo será concedido a entidades e estabelecimentos que promoverem acessibilidade parcial. Já aqueles que possibilitarem acessibilidade ampla e total às suas dependências receberão o Certificado.  Os critérios para concessão do prêmio terão como diretrizes os decretos, leis e normas vigentes nas esferas federal, estadual e municipal. Os selos e certificados deverão revalidados de dois em dois anos.

O reconhecimento de boas práticas, entretanto, vai premiar não apenas estabelecimentos públicos e privados com endereços físicos, mas também portais e páginas da Internet que assegurem o acesso a seus conteúdos por pessoas com deficiência, além de intervenções urbanísticas e em veículos de transporte coletivo. Estão incluídos neste rol parques, áreas de lazer, espaços de uso público e até mesmo equipamentos urbanos como lixeiras, bancos e pontos de ônibus.

O cadastramento das empresas interessadas em receber o reconhecimento público pelos investimentos em melhorias de acesso foi encerrado em dia 15 de maio. Os Certificados e Selos de Acessibilidade Imperial serão entregues em 11 de junho.

Além da iniciativa do legislativo, o novo código de Obras do Município também vai contemplar a questão da acessibilidade, já que este assunto sofreu muitas modificações desde que o código foi criado, em 1976. “De lá para cá, a lei mudou muito para garantir a acessibilidade e isso vai ter atenção no novo Código de Obras”, afirmou o secretário de Planejamento, Robson Cardinelli.

Mineiro que faz ‘Cruzada Pela Acessibilidade’ está em Petrópolis

O mineiro José Geraldo de Souza Castro, o Zé do Pedal, chegou a Petrópolis no último dia 22, após caminhar quase 8 mil quilômetros, empurrando uma cadeira de rodas. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de garantir acessibilidade para quem tem dificuldade de locomoção. Nesta terça (26), o ativista apresentará sua campanha aos vereadores.

A “Cruzada pela acessibilidade“ teve início em 10 de fevereiro deste ano, saindo de Uiramutã, fronteira norte com a Venezuela, no estado de Roraima,  e passou por Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Após deixar Petrópolis, o mineiro segue para o Rio de Janeiro e de lá pra São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Zé do Pedal deve concluir sua jornada no Chuí, município do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, na primeira quinzena de agosto, completando 10700 km de percurso.

Segundo informações do site zedopedal.com.br, a Cruzada foi idealizada em junho de 2008, durante a viagem do mineiro em um kart a pedal de Paris a Joanesburgo, na passagem pela cidade de León, na rota de peregrinação de Santiago de Compostela. “Em um dado momento escutei uma voz feminina dizendo: ‘No puedo’ (não posso). Era uma jovem em uma cadeira de rodas, que tentava subir um pequeno passeio de 15 cm de altura. Para mim, subir aquele passeio era a coisa mais normal do mundo, aprendi a fazê-lo ainda engatinhando. Para aquela moça, entretanto, era um grande desafio”, conclui José Geraldo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).