Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Siméria recebe ação da Defesa Civil nesta quarta-feira

Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (10), a localidade do Siméria vai receber uma ação de conscientização da Secretaria de Proteção e Defesa Civil sobre o que fazer agora para que o próximo verão seja mais seguro em relação às chuvas. Agentes irão circular pelas ruas do bairro conversando com moradores e entregando panfletos e cartilhas com dicas do que fazer antes, durante e depois das chuvas. A ideia da Defesa Civil é aproveitar este período do ano de poucas chuvas para fortalecer a cultura da prevenção no município.

A ação será realizada durante o teste mensal das sirenes, às 10h. As 18 sirenes de Petrópolis serão acionadas pela Defesa Civil pela internet e, logo em seguida, manualmente. O objetivo do teste é corrigir possíveis falhas no sistema, para garantir que estejam funcionando quando for preciso. No Siméria, agentes também irão distribuir panfletos com orientações do que fazer quando a sirene tocar.

“Os principais riscos naturais em Petrópolis são o de deslizamentos e o de inundações, principalmente no verão. Agora, que estamos em um período de poucas chuvas, queremos aproveitar o momento para batermos mais uma vez na tecla da prevenção, para que o município fique mais preparado. As chuvas fortes vão vir. Isso é certo e não dá para evitar. O que dá para fazer é agir agora para reduzir os efeitos das fortes chuvas características do verão”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.

Uma medida simples e fundamental para ser feita agora por quem mora em área de risco é já definir um local seguro para ir quando começar a chover forte. Para isso, é preciso ter próximo à porta um kit emergência, com documentos, remédios, calçados apropriados (sem salto e que não escorreguem), material de higiene e água e alimentos rápidos e frios. “Converse com um amigo ou parente que more em local seguro. Já defina com ele que você irá com sua família para esse local sempre que precisar. Quando começar a chover forte, antes mesmo de a sirene tocar, deve ser automático: junte a família, pegue o kit e vá para esse local seguro. Assim você estará protegendo a sua família”, disse Simão.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil vem realizando essas ações em diversas comunidades do município, como 24 de Maio, Independência, João Xavier, Meio da Serra, Duques e Espírito Santo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).