Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Política

Projeto Câmara Mirim oferece aos estudantes uma oportunidade de conhecer na prática o funcionamento do Legislativo

Foto: José Paulo

Nesta terça-feira (23) acontece a 21ª edição do Projeto Câmara Mirim das escolas públicas às 16 horas, no Plenário da Casa Legislativa. O projeto tem como objetivo construir cidadãos mais conscientes e interessados em política, além de oferecer aos estudantes uma oportunidade de conhecer na prática o funcionamento do Legislativo Municipal.

Os alunos foram selecionados por meio de redações que falaram sobre os problemas de Petrópolis, ou do bairro onde o aluno mora. Além das preocupações dos “vereadores mirins”, as redações também trouxeram sugestões para solucionar esses problemas. Foram abordados temas como falta de lugares para prática de esportes, especialmente para os jovens, criação de abrigo para animais de rua, construção de mais hospitais e creches, realização de campanhas contra drogas e álcool, instalação de novos abrigos de ônibus, mais segurança na cidade com a instalação de câmeras em lugares estratégicos, diminuição de cargos comissionados, regularização de coleta de lixo e serviços de capina, além de estímulo ao empreendedorismo.

Já os bairros que apareceram nas redações foram: Duques, Mosela, Alto da Boa Vista, Estrada da Saudade, Laginha, Duarte da Silveira, Correas, Alcobacinha e Caxambu. Lugares como Rua Teresa e Subida da Serra também foram citados.

Foram selecionados Abraão Chaves do Carmo, Brenda da Costa Bani da Cruz, Caio Lisboa de Souza, Carina Rabello Cunha, Ellen de Souza Guerra Peixe, Emily Machado de Paula Silva, Gabriel Bubolz Guerra, Gabriel Pereira da Costa, Gabriela Souza Batista, Isabella Macedo da Silva, João Gabriel Borges da Silva, Juliana Souza Xavier da Silva, Julio Smith Chuva Emoingt Villard, Mateus Alves da Costa, Millene Telles Lino, Natália de Lourdes Carvalho Silva, Pedro de Oliveira Emerick, Thiago Jose Pires Soares, Thuany Gall de Carvalho e Yago Alves Ferreira.

Os 20 alunos cursam do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das seguintes escolas municipais: Monsenhor João de Deus Rodrigues, Darcy Correa da Veiga, São Judas Tadeu, Santa Maria Goretti, Germano Valente, Professor Josemar Contage, Rosemira de Oliveira Cavalcanti, Jorge Amado, Fábrica do Saber, Clemente Fernandes, Odete Fonseca, Rubens de Castro Bomtempo, Dom Pedro de Alcântara, Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória e Liceu Municipal Professor Cordolino Ambrósio.

O projeto permite que durante dois dias os estudantes conversem com vereadores e façam debates de ideias em plenário. Os diplomados participam de uma sessão plenária, em que elegem a Mesa Diretora, apresentam seus Projetos de Lei e fazem a votação das matérias.

Após a sessão, os “vereadores mirins” são levados à sede da prefeitura, onde são recebidos pelo prefeito. Durante a audiência, eles entregam em mãos ao Chefe do Executivo as indicações aprovadas na plenária mirim.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).