Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Antônio Torres participa da abertura do Festival Estação Literária neste sábado

De 27 de junho a 19 de julho, o Shopping Estação Itaipava promove o Festival Estação Literária, que irá reunir escritores e leitores para discussões sobre suas obras, com sessões de autógrafos, venda de livros e um espaço dedicado às crianças, o Cantinho da Leitura.

Durante o evento, passarão pelo Shopping nomes como Fernando Magno, Christiane Michelin, Jane Von Sydow, Waldyr Neto, Andréa Pachá e Julia Travassos. A abertura do festival, que acontece neste sábado (27), às 18h, contará com a presença do premiado escritor Antônio Torres, que falará sobre o livro “O Centro de nossas desatenções”, publicado originalmente publicado em 1996 e relançado em janeiro, em comemoração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Na obra, observa-se o olhar de um escritor encantado pelo que a multidão que circula pelo caótico Centro diariamente, geralmente, não vê: a poesia e a beleza dos detalhes que compõem o bairro.

Membro da Academia Brasileira de Letras, autor de onze romances, um livro de contos, um livro de crônicas, outro infantil, perfis e memórias, Antônio Torres foi considerado pela crítica literária um dos melhores escritores de sua geração. Além da conquista do público leitor, o reconhecimento também veio com a condecoração pelo governo francês, em 1998, como “ Chevalier des Arts et des Lettres”, pelos romances “Essa terra” e “Um táxi para Viena d’Áustria”. No Brasil, recebeu o prêmio Machado de Assis, em 2000, concedido pela Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. No ano seguinte, ganhou o prêmio Zaffari & Bourbon na 9ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), com o livro “Meu querido canibal”. Em 2007, venceu o Prêmio Jabuti por “Pelo Fundo da Agulha”.

“Eventos como este contribuem enormemente para a aproximação entre leitores e autores e têm uma grande importância para o incentivo à leitura. Além disso, há o aspecto festivo, juntando cultura e lazer”, declarou o escritor.

O lançamento do Festival Estação Literária também terá, às 16h, o Cantinho da Leitura com os personagens Rapunzel e o Gato de Botas. Os eventos são gratuitos.

Atração musical

A programação do Shopping Estação Itaipava para o fim de semana vai contar também com a atração musical do projeto Estação Acústica. O show deste sábado será às 19h, com o músico Zen Mambaia – que traz o melhor de gêneros musicais como jazz, MPB e samba de raiz. Zen Mambaia é cantor, escritor, guitarrista e compositor.  É um dos fundadores da banda Vó Ruth, além de autor do romance intitulado “A Fraternidade da Estrela Negra”. Zen traz ritmos como Samba e Rock misturado a fortes nuances de Soul, Salsa, Maracatu e Jazz que foi o ritmo escolhido como fio condutor de sua jornada. A apresentação será realizada no primeiro piso.

Confira a programação completa do Festival Estação Literária :

04/07

16h – Cantinho da Leitura com os personagens Emília e Visconde de Sabugosa

18h – “De Pai para Filha”, com Fernando Magno e Christiane Michelin

11/07

16h – Cantinho da Leitura com os personagens Elsa (Frozen) e Pequeno Príncipe

18h – “As Aventuras Petropolitanas Transcritas”, com Jane Von Sydow e Waldyr Neto

18/07

16h – Cantinho da Leitura com os personagens Alice e Woody (Toy Story)

18h – “Segredos de Justiça”, cm Andréa Pachá

19/07

16h – Cantinho da Leitura com os personagens Cinderela e Peter Pan

18h – Encerramento do Festival com Julia Travassos

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).