Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cinema

Programação da Bauernfest conta com exibição de filmes alemães no Centro de Cultura Raul de Leoni

O movimento na Bauernfest, que teve início na última sexta-feira (26), superou as expectativas dos organizadores já no primeiro dia. Desta forma, espera-se um resultado ainda melhor do que a edição anterior. Em 2014, durante os dez dias de evento, 215 mil pessoas passaram pela festa. Já a expectativa para este ano é de atrair pelo menos 15 mil a mais em relação ao ano passado.

No primeiro fim de semana, de 26 a 28 de junho, a taxa média de ocupação em hotéis e pousadas foi de 95,54% no 1º distrito e arredores; sendo que no Centro Histórico a taxa é de 100%.  Já para o período de 3 a 5 de julho, a taxa média de ocupação em hotéis e pousadas é de 94,82% no 1º distrito e arredores; e de 59,03% nos demais distritos (Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse).

A programação da festa do colono é diversificada e vai além do Palácio de Cristal e da Rua Alfredo Pachá, contando com exibição de filmes alemães no Centro de Cultura Raul de Leoni, além das exposições “…olhando, mais pra frente do que pra trás. O exílio da língua alemã no Brasil. 1933-1945” e “Stefan Zweig, a agenda do exílio” na Casa de Educação Visconde de Mauá.

Confira os filmes que serão exibidos no Cine Humberto Mauro:

30 de junho

19h: A Onda

Sinopse: Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

1 de julho

19h: Adeus, Lenin!

Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

2 de julho

19h: A Fita Branca

Sinopse: Um vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A história de crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primário do vilarejo e suas famílias: o barão, o reitor, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Estranhos acidentes começam a acontecer e tomam aos poucos o caráter de um ritual punitivo. O que se esconde por trás desses acontecimentos?

3 de julho

19h: Lugar Nenhum na África

Sinopse: Em 1938, pouco antes de estourar a 2ª Guerra Mundial, a família Redlich foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá o advogado Walter Redlich (Merab Ninidze) passa a trabalhar numa fazenda, enquanto sua mulher Jettel (Juliane Köhler), filha de uma família burguesa, tenta se adaptar à nova vida. Regina (Lea Kurka), a filha do casal, cresce e aprende a língua e os costumes locais, encontrando no cozinheiro Owunor (Sidede Onyulo), um amigo. Quando a guerra está acabando Walter recebe uma proposta para atuar como juiz em Frankfurt. Depois de tantos anos em que aprenderam a amar o novo país, Jettel e Regina começam a duvidar se voltarão para a Alemanha com ele.

4 de julho

17h: Aprendendo a Mentir

Sinopse: Helmut (Fabian Busch) é um garoto tímido e um pouco inocente quando o assunto é garotas. Quando começa a receber a atenção de Britta (Susanne Bormann), a garota mais popular do seu colégio, ele fica completamente apaixonado por ela e passa a segui-la em todo lugar, incluindo os movimentos alternativos de protesto que Britta gosta de participar. Entretanto, Helmut fica com o coração partido quando descobre que Britta está prestes a se mudar para os Estados Unidos, onde irá morar com seu pai. Ele ainda tenta manter contato com ela por telefone, mas não tem sucesso. Anos depois, já na Universidade de Berlim, Helmut encontra por acaso Gisela (Fritzi Haberlandt), que sempre teve uma paixão secreta por ele nos tempos de colégio. Eles começam a namorar e depois passam a morar juntos, mas Helmut ainda não consegue se esquecer de Britta. Esta situação faz com que ele termine o namoro com Gisela e enfrente problemas em todos os demais relacionamentos que tem em sua vida.

 5 de julho

17h: A Vida dos Outros

Sinopse: Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.

 

Veja a programação completa da Bauernfest aqui.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).